São Paulo
A influenciadora Virginia Fonseca está sendo criticada nas redes sociais por fotos de divulgação de um novo perfume de sua marca de cosméticos. Internautas a estão acusando de sexualizar mulheres muçulmanas por fazer um experiência em um deserto usando um vestido transparente com mangas longas e um hijab cobrindo os cabelos.
“Você sabe o significado do hijabs? Se não sabe, deveria ter estudado sobre ele antes de fazer esta campanha publicitária”, escreveu o perfil de Edilene Werner na postagem de Virginia.
“Hijab não é ornamento de marketing ou campanha. O hijab é a marca da luta de muitas muçulmanas no mundo, inclusive no Brasil. Tenha mais noção. Exigimos reverência às mulheres muçulmanas e sua luta”, disse um perfil que se identifica porquê Yusuf Abdul Malik.
Com a repercussão, Zé Felipe, marido da influenciadora, postou um vídeo em que defende Virginia das criticas e afirma ser necessário muita paciência para mourejar com os comentários. “O que mais vejo nesse Instagram é gente com roupa de sarraceno, esqueci o nome. Tem gente que só deixa os olhos de fora, que nem um jacaré dentro da chuva e ninguém fala zero”, começou.
“É a Virginia passar um tecido na cabeça que começam a falar que ela está desrespeitando. Ela está desrespeitando o que? Ah não, pelo paixão de Deus. Está tudo inverídico, é pedir proteção para Deus e ter um saco do tamanho de um elefante.”
A influenciadora muçulmana Mariam Chami disse aos seguidores que o problema das fotos é a referência que Virginia usou. “Nesse caso, com o vestido transparente até os pés e que marca o corpo, sexualiza a mulher muçulmana, o que não é o objetivo. O uso do hijab e as nossas vestimentas tem um sentido totafmente contrário. Não tem porquê não me sentir desconfortável vendo isso.”