![No verão, o cabelo exige alguns cuidados especiais](https://jpimg.com.br/uploads/2025/02/veja-como-garantir-a-saude-dos-cabelos-no-verao.jpg)
À medida que as temperaturas sobem e as atividades ao ar livre aumentam, os cabelos enfrentam maiores desafios. Isso porque, no verão, os fios sofrem com vários fatores externos que afetam sua estrutura e fisionomia. Entre os principais danos, estão:
- Oxidação da queratina: a radiação solar degrada as proteínas estruturais do cabelo, tornando-o mais frágil e suscetível à quebra.
- Perda da estrato F: trata-se da proteção lipídica oriundo dos fios, fundamental para reter umidade e proteger contra agressores externos. No verão, essa estrato acaba sendo removida com facilidade pelo sal, cloro e o uso de shampoos agressivos.
- Aumento da porosidade: a perda de chuva torna os fios ressecados, ásperos e reduz a flexibilidade oriundo. Com isso, nota-se um aumento do frizz e da dificuldade em pentear os cabelos.
- Desbotamento da cor: a radiação ultravioleta degrada os pigmentos – sejam eles naturais ou artificiais –, desbotando a cor e tornando os fios opacos ou até mesmo manchados.
Cuidados preventivos
Para ajudar a evitar os danos nos cabelos causados pelo verão, é importante principiar os cuidados antes da exposição ao sol, mar e cloro. “Prevenir é sempre melhor do que remediar! Fortalecer os fios com umectações frequentes e utilizar protetor solar capilar são preparativos importantes para quem quer entrar na próxima estação com os cabelos saudáveis e bonitos”, comenta a cabeleireira e terapeuta capilar Vanessa Espi, expert da Cless Cosméticos.
O mercado de produtos para cabelos já atende essa urgência e oferece opções de proteção solar capilar. “Usar finalizadores com proteção UV, uma vez que leave-ins e sprays com ativos fotoprotetores, ajuda a formar uma barreira contra a radiação. Costumo indicar o Spray de Clarão Gloss, da Eu Senhor Charming, porque, além de oferecer proteção térmica UVA e UVB, é formulado com um multíplice de silicones rico em emolientes, que deixa os fios mais macios e brilhantes e com menos frizz”, indica a profissional.
Ela adverte que assim uma vez que os protetores solares para a pele, os produtos capilares também precisam de reaplicação. “Mormente no verão, com a exposição ao sol e o contato com a chuva prolongados, é imprescindível a emprego do resultado ao longo do dia”, explica.
Excesso de umidade
Em dias de altas temperaturas, o excesso de umidade também pode ser um inimigo dos fios e do epiderme peludo. “O cabelo está permanentemente úmido devido ao suor, às lavagens ou mesmo a permanência dentro da chuva. O resultado disso pode ser uma descamação do epiderme peludo e, em casos mais graves, a proliferação de fungos causadores de caspa. Lavagens excessivas também prejudicam a estrutura dos fios”, alerta Vanessa Espi.
Assim, é importante escolher produtos adequados para a lavagem dos cabelos. “Escolha shampoos suaves, com reles poder adstringente, que preservam a barreira oriundo dos fios e evitam o ressecamento. Produtos que promovem limpeza excessiva podem prejudicar a Categoria F e danificar as cutículas”, explica.
![](https://portaledicase.com/wp-content/uploads/2024/12/Hidratacao-cabelos-1024x683.jpg)
Hidratação, nutrição e umectação
São muitas as necessidades dos fios no verão. Por isso, é importante se reparar à hidratação, nutrição e umectação. “A hidratação é principal, pois o cabelo perde chuva rapidamente no verão. A umectação, por sua vez, garante a reposição de lipídios essenciais para a retenção de umidade; já a reconstrução é indicada para danos mais graves”, explica Vanessa Espi.
Há produtos para cada uma dessas etapas de tratamento. “Palato muito da máscara de tratamento Clarão Integral, da marca Salon Opus, que tem manteiga de karité, extrato de pérola e silicones nobres que auxiliam na recuperação dos fios. Por ser um creme mais ligeiro, pode ser usado em todos os tipos de cabelo”, esclarece.
A profissional também ressalta o papel dos ativos na constituição dos produtos. “Proteínas e peptídeos melhoram a retenção hídrica e protegem contra os raios UV; silicones são umectantes e antioxidantes, oferecem proteção térmica e reduzem a fardo estática; manteigas vegetais são antioxidantes naturais, com subida resistência a raios UV e promovem reposição lipídica, protegem contra danos externos e aumentam a flexibilidade dos fios; enquanto os extratos de algas marinhas melhoram a flexibilidade”, afirma.
Finalizadores no verão
Os finalizadores são aliados para manter os fios protegidos e hidratados durante a estação, pois criam uma barreira contra os danos térmicos e ambientais, assim uma vez que reduzem a perda de chuva. “É fundamental testar os finalizadores, para que eles, além de funcionais, tenham o valor sensorial que a pessoa procura. Um cabelo asiático, por exemplo, normalmente não se dá muito com queratina presente em finalizadores; já os silicones, alguns são mais densos, dando um sensorial pesado aos fios finos; mas existem os silicones mais leves, ideais para esse perfil de estrutura capilar”, analisa Vanessa Espi.
Nesta categoria, muito uma vez que em todos os produtos, a profissional aconselha evitar produtos com petrolatos e substâncias oclusivas. “Podem impedir a aspiração de nutrientes pelos fios, promover um processo de oxidação e até mesmo endurecimento dos fios. Com os cuidados certos, é provável curtir o verão sem comprometer a saúde e venustidade dos cabelos!”, finaliza.
Por Denyze Moreira