Cuidar dos cabelos vai muito além do capital de lavar e condicionar. Hoje, as opções de produtos disponíveis ampliam as possibilidades de tratamento, permitindo resultados que transformam a saúde e a venustidade dos fios. Entre essas escolhas, os óleos têm ganhado destaque por sua eficiência e versatilidade.
“Os óleos capilares são ricos em ácidos graxos, vitaminas e antioxidantes, atendendo às diferentes necessidades dos fios. Eles são indicados para hidratar, nutrir, finalizar e proteger os fios contra agressões externas. Ou por outra, são versáteis e podem ser aplicados antes da lavagem, uma vez que finalizador ou, até mesmo, uma vez que um tratamento noturno, deixando o resultado agir durante o sono”, explica a cabeleireira Ana Regina.
Óleos para cabelos crespos e cacheados
Ana Regina diz que o sigilo para obter os melhores resultados com os óleos é saber as necessidades do cabelo. “As crespas e cacheadas, por exemplo, tendem a ter cabelos mais secos por conta do formato do fio, o que dificulta a distribuição da oleosidade procedente. Para elas, os óleos são o coligado perfeito, já que ajudam a selar a hidratação, reduzir o frizz e repor o fulgor e a macieza, deixando os fios mais saudáveis e muito cuidados”, explica.
Opções à base de óleo de baobá, um ativo altamente nutritivo que age profundamente na filamento capilar, são boas aliadas para esse tipo de cabelo, uma vez que comenta a cabeleireira. “Produtos com esse substância promovem hidratação intensa e flexibilidade aos fios, deixando-os mais maleáveis e definidos”, afirma.
Ana Regina conta ainda que há outros produtos para o mesmo tipo de cabelo, que combinam vários óleos vegetais, promovendo uma reparação intensa dos fios. “Existem opções formuladas com um mix de óleos vegetais, que combinam benefícios complementares, uma vez que o Óleo Capilar Novex Meus Cachos de Cinema”, diz.
Esses blends normalmente trazem em sua elaboração óleos de argan, que fortalece, coco, que hidrata profundamente, linhaça, que define os cachos e reduz o frizz, além de macadâmia, girassol e abacate, que oferecem fulgor, leveza e fortalecimento.
Óleos para cabelos tingidos ou quimicamente tratados
Os óleos capilares também são excelentes aliados para quem tem cabelo tingido ou quimicamente tratado. Isso porque eles agem uma vez que hidratantes e reparadores de fios quebradiços e danificados, deixando-os mais fortes e saudáveis.
Para esse tipo de cabelo, Ana Regina recomenda o uso de versões de textura ligeiro, com ingredientes hidratantes e proteção UV, para proporcionar a manutenção dos fios e evitar o desbotamento da cor. “Existem alguns óleos formulados especificamente para cabelos com química, que ajudam a hidratar, reparar e dar um retoque reluzente e sedoso sem tarar”, indica a profissional.
Independentemente do tipo de cabelo, os óleos capilares auxiliam na garantia de saúde e força. “Seja para a manutenção dos fios ou para prevenir que fiquem quebradiços e prometer prolongamento saudável, eles são ótimos aliados no zelo quotidiano dos cabelos, já que melhoram a aspecto universal dos fios, além de serem superfáceis de impor”, finaliza a cabeleireira.
Por Caroline Amorim