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Uma em cada dez empresas de panificação no Brasil foi aberta em 2023 | ASN Nacional

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O mercado de panificadoras está cada vez mais aquecido. É o que mostra um levamento realizado pelo Sebrae com base nos dados do Cadastro Vernáculo de Pessoa Jurídica (CNPJ) da Receita Federalista do Brasil (RFB). Atualmente, existem no país mais de 292,7 milénio empresas no ramo, entre microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas. Desse universo, quase 9% (25,8 milénio) foram abertas somente oriente ano. Ou por outra, segundo o Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Sustento (IDEAL), de janeiro a maio de 2023, o setor já faturou mais de R$ 58 bilhões, aproximadamente R$ 7 bilhões a mais que o registrado no mesmo período no ano pretérito.

Karyna Muniz é consultora empresarial e proprietária da Misturinhas da Ka (@misturinhasdaka). Por 12 anos ela foi exegeta do Sebrae São Paulo. Formada em gastronomia, em 2022, iniciou o novo negócio no setor de panificação e confeitaria depois do período da pandemia. Desde pequena já vendia bolos, teve seu próprio buffet na juventude e já foi chef de cozinha e executiva no ramo.

A empreendedora Karyna Muniz investiu na produção artesanal de pães. Foto: registo pessoal.

O projeto começou porquê um blog para dar dicas de sustento, viagens e vinhos, que depois migrou para o Instagram. Depois de participar de alguns encontros sobre levedação oriundo, Karyna começou a preparar pães saborizados para consumo próprio. Com a pandemia, os amigos começaram a pedir os pães que viam ela postar – com ingredientes porquê cranberry, matchá e infusão de rosas brancas.

“Vi ali uma oportunidade de explorar esse universo da panificação artesanal em vivenda. Acabei percebendo que poderia comercializar porquê forma de presente, de carinho, que as pessoas poderiam oferecer às outras no meio da pandemia”, explicou.

Hoje, ela tem uma parceria com uma panificação para expandir os negócios e com uma empresa de antepastos. “Os pães passaram a ser uma prioridade para mim. Vamos modelar esse projeto, expandir. A gente nunca cresce sozinho”, contou. Ou por outra, Karyna tem realizado eventos e parcerias que a fizeram crescer no último ano. “O firmamento é o limite para a história do nosso negócio. Nunca pensei que fosse tão incrível trabalhar com pão”, vislumbra.

Avaliação

A exegeta de Competitividade do Sebrae Mayra Viana vê com exaltação oriente momento do setor. “Assistimos muitas empresas fechando durante a pandemia e agora vivemos um momento de retomada. O ritmo de desenvolvimento é menor do que o ano pretérito, pois a queda foi muito grande em 2020 e 2021. É um mercado que ainda tem muito a crescer”, disse. Mayra ressalta ainda que aproximadamente 22% da população brasileira frequenta padarias e confeitarias diariamente, o que representa quase toda a população da Argentina.

Para continuar com as vendas em subida, a exegeta reforça alguns cuidados que os micro e pequenos empresários devem estar atentos. “Ter um desvelo privativo com a produtividade e a gestão dos processos, com a matéria-prima, estoque e os gastos”, ressaltou a exegeta do Sebrae.

“Ou por outra, os empreendedores devem estar antenados e se antecipar à mudança de comportamento do consumidor. Propalar muito os produtos e serviços é um tanto que também não pode faltar. Isso é um tanto que os MEI fazem muito muito, pois conversam diretamente com o consumidor final e os negócios podem explorar mais isso”, comenta.

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