A partir da próxima semana, os 12 municípios brasileiros selecionados para se tornarem Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) iniciam uma novidade lanço do Programa Turismo Horizonte Brasil. Eles vão participar de oficinas para definição do projecto estratégico e estudo integrada até o término de setembro. As ações foram traçadas durante reunião no escritório do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em São Paulo, com a participação do Sebrae, do BID e da GKS Perceptibilidade Territorial, consultoria responsável pela realização da iniciativa.
“É uma reunião de trabalho para avaliarmos o nível das ações em cada um dos 12 destinos e os avanços já realizados”, afirma Ana Clévia Guerreiro, coordenadora de Turismo do Sebrae.
Segundo ela, desde maio, os municípios selecionados estão recebendo comitiva técnico da GKS Perceptibilidade Territorial, com base do Sebrae nos estados.
O Programa Turismo Horizonte Brasil é uma parceria estratégica entre o Sebrae e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para estribar a elaboração de instrumentos de planejamento e a implementação de ações-chave visando fortalecer e solidificar a estratégia de Direcção Turístico Inteligente (DTI) em 12 municípios no Brasil.
Os destinos participantes da Jornada DTI do programa são Pirenópolis (GO) e Bonito (MS), no Núcleo-Oeste; Penedo (AL), São Luís (MA) e Recife (PE), no Nordeste; Belém (PA) e Novo Airão (AM), no Setentrião; Curitiba (PR) e Bombinhas (SC), no Sul; e Belo Horizonte (MG), Ilhabela (SP) e Paraty (RJ), no Sudeste.
O início das ações foi marcado pela realização do 1º Encontro do Programa Turismo Horizonte Brasil, entre 10 e 12 de maio, em Curitiba (PR), com a assinatura do termo de adesão. Desde logo, cada município já participou de alinhamento metodológico e de jornadas, muito uma vez que da período de entrevistas qualificadas e caracterização do cenário atual.
O foco desta iniciativa será a gestão de dados, inovação, sustentabilidade e experiência. Isso contribuirá para que esses destinos tenham um novo posicionamento no mercado pátrio e internacional, em consonância com o perfil dos novos viajantes.