Início Negócios Triunfo: a história de sucesso do negócio para além da cachaça do...

Triunfo: a história de sucesso do negócio para além da cachaça do interior da Paraíba | ASN Nacional

13
0


A pequena cidade de Areia, no interno da Paraíba, com pouco mais de 22 milénio habitantes, é conhecida porquê a capital paraibana da cachaça. É de lá que sai a Triunfo, uma cachaça premiada e que se destaca não somente pelo sabor suave da bebida destilada, mas pelo desenvolvimento que possibilita à comunidade sítio. A mudança de vida de Antônio Augusto e Maria Júlia Baracho que possibilitou esse sucesso é tema do quarto incidente da série Conta a Viradela, no via do Sebrae no Youtube.

O início do negócio do parelha é porquê o de milhares de empreendedores brasileiros: com pouco recurso. Com R$ 15 milénio que o marido recebeu de legado, o parelha comprou uma moinho e o primeiro destilador. No entanto, o maior duelo era não saber fazer cachaça. “Por muitos anos, não conseguimos ter uma boa cachaça. Através de um evento promovido pelo Sebrae na cidade, o Antônio fez o curso e aprendeu”, lembra Maria Júlia. “Para que a cachaça seja boa, ela tem que envelhecer, tem que resfolgar. Ele fez uma com 40% de álcool para deleitar o meu paladar. Fico muito feliz porque depois disso, muitas outras surgiram com uma graduação mais ligeiro”, destaca.

Um dos grandes saltos na história da Triunfo foi quando eles desistiram de comprar uma lar própria para investir na obtenção das garrafas de vidro para trazer mais requinte e qualidade ao resultado. “Começamos com garrafas pets, que remetem à cachaça de má qualidade. Com as garrafas prontas, saímos de bar em bar de Areia com a Triunfo na mão para oferecer”, conta a proprietária que vende murado de 20 milénio garrafas por mês.

Outro momento de viradela na história foi quando o parelha decidiu investir no turismo – com a visitante ao talento – para mostrar às pessoas porquê é o processo de produção e apresentar um pouco da história do parelha. “É uma forma de incentivar quem tanto sonha em empreender”, argumenta Maria. A iniciativa também foi uma forma de promover o desenvolvimento regional por meio do turismo por conta do destilado – a rede de hotelaria, por exemplo, tinha somente 60 leitos, em 2006, e hoje tem murado de 1 milénio.

“Só é bacana crescer se todo mundo crescer junto. Quanto mais empreendimentos turísticos, restaurantes, pousadas estiverem no seu fado, mais potente ele é”, completa a empreendedora.

Conta a Viradela

A série disponibilizada no via do Sebrae no Youtube apresenta trajetórias de empreendedores e empreendedoras de diferentes partes do país que conseguiram, a partir da superação de obstáculos e de experiências de erros e aprendizados, edificar casos de sucesso. Com uma linguagem ligeiro e descontraída, o programa viajou pelo Brasil para relatar porquê donos de pequenos negócios conseguiram implementar soluções criativas, que podem inspirar outros empresários. A apresentação é feita pela exegeta do Sebrae Vernáculo Raquel Chaves.

Artigo anterior3 diferenças e benefícios de cosméticos e dermocosméticos
Próximo artigoSebrae endossa campanha a favor do parcelamento sem juros | ASN Nacional

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui