The New York Times
O responsável do libreto de “Once Upon a One More Time”, um músico estilo jukebox [em que todas as músicas são canções populares conhecidas, e não composições originais] inspirado em Britney Spears que estreou na Broadway na noite de quinta-feira (22), sempre relembra um momento de cinco anos detrás, quando Britney se sentou num teatro de Manhattan algumas fileiras adiante dele e assistiu a uma leitura inicial do show.
“Eu estava observando Britney e imaginando: ‘Será que ela vai gostar disso?’”, disse recentemente o responsável, Jon Hartmere, lembrando o conforto que sentiu quando viu Britney sorrir ou aplaudir junto quando uma de suas canções era cantada no palco. “Foi pura alegria.”
“Once Upon a One More Time” é uma paródia de raconto de fadas que evita a fórmula generalidade do músico biográfico e em vez disso foca um elenco de princesas da Disney desiludidas e protagonistas de contos de fadas. É o mais recente de uma longa sequência de “jukebox musicals” baseados no catálogo de artistas porquê Frankie Valli and the Four Seasons, Michael Jackson e Tina Turner e as Tempations a tentar entender o ouro nas bilheterias.
Com uma tracklist repleta de sucessos porquê “Stronger”, “Toxic” e “Circus”, o músico tem o potencial de fazer sucesso enorme, mas também enfrenta desafios singulares. Concebido originalmente quando Britney estava sob uma tutela que dava a seu pai controle enorme sobre sua vida, a produção garantiu aos fãs que o show foi plenamente autorizado pela própria popstar depois de ela ter sido liberta da curatela.
Mas não está evidente até que ponto sua base de fãs ferrenhos vai aderir ao músico. Britney Spears tem 41 anos e é conhecida por fazer posts não filtrados ou imprevisíveis nas redes sociais. Provavelmente bastará um glosa dela para o músico ou ocupar ou perder esse público.
Fãs dentro e fora da produção acompanham sempre a superativa conta de Instagram de Britney para ver se ela posta alguma opinião sobre o músico (isso ainda não aconteceu). E os membros do elenco e da produção têm procurado certificar internamente que os lucros do show beneficiem à própria Britney, e não seus ex-empresários ou seu pai, James Spears, que foi nomeado seu responsável em meio a preocupações com a saúde mental dela e portanto passou a controlar sua vida pessoal e financeira por mais de uma dez, enquanto ela continuava a se apresentar.
“Porquê artistas, queremos que ela possa continuar a tomar suas próprias decisões e viver a vida do jeito que ela esperava viver”, disse Keone Madrid, que dirigiu e coreografou o músico com sua esposa e parceira criativa, Mari Madrid. “Todos nós queremos honrar o trabalho dela.”
Hunter Arnold, um dos produtores do músico, disse que Britney assinou o contrato ela própria depois de a curatela ter sido revogada e que ninguém mais em seu entorno atual tem qualquer combinação para receber uma secção dos lucros.
A estreia do músico acontece num momento em que a vida de Britney continua a ser tema de fofocas. Desde que o conluio lícito foi encerrado, Britney anunciou seu casamento com Sam Asghari, um pouco que disse que não havia podido fazer sob a curatela, e voltou rapidamente para a indústria músico, lançando uma filete com Elton John. A guerra judicial sobre o fechamento da curatela segue adiante em Los Angeles. Os advogados de Britney fizeram objeções a alguns aspectos da contabilidade feita durante os anos.
Dentro da produção, o libido de deleitar a Britney às vezes leva as pessoas a se amparar às poucas informações que chegam aos pingos de representantes de uma megaestrela que protege sua privacidade.
Britney gosta de contos de fadas? O músico é fundamentado em um mundo em que Cinderella, Branca de Neve e Rapunzel são amigas. Britney curte borboletas? A produção fez adereços de borboletas e criou um pouco que parece holofotes em formato de arco-íris de mariposa, debaixo do qual as pessoas podem posar para fotos na ingresso do teatro. “O espírito do show sempre foi atender aos desejos dela”, disse Hunter Arnold.
Devido às revelações sobre porquê o pai da cantora e a firma que administrava seus negócios haviam se beneficiado financeiramente da curatela, a estrutura financeira do músico é um pouco que alguns fãs têm sondado de perto.
Inicialmente, documentos do final de 2019 citavam uma firma chamada Shiloh Standing, Inc., ocasião pelo pai de Britney pouco depois a geração da curatela, e que teria recta a 7,5% dos lucros líquidos da produção. Larry Rudolph, o velho empresário de Britney, também estava previsto para receber quantia, incluindo um honorário de US$ 30 milénio de produtor executivo, mais US$ 1.500 por semana.
Mas os planos para uma temporada rápida em Chicago em 2020 e ulterior transferência do músico para a Broadway foram abandonados devido à pandemia. O músico foi suspenso, e durante esse período o mundo de Britney Spears se transformou. Leslie Papa, um porta-voz da produção do músico, disse que o contrato de Britney foi negociado e assinado em 2022, depois o término da curatela, e prevê que os pagamentos sejam encaminhados diretamente para ela.
Arnold disse que Britney tem uma participação nos royalties do show e um combinação de direitos subjacentes, que teria sido redigido em reconhecimento pelo papel dela na popularização das músicas, embora boa secção dos direitos sobre as canções pertençam a outros letristas e produtores musicais. Ele se negou a dar detalhes mais específicos sobre a estrutura de pagamentos a Britney, e essa informação ainda não consta de documentos oficiais.
Segundo uma traslado de um orçamento feito em 2022 para um músico da Broadway que foi compartilhado com o New York Times por uma pessoa não autorizada a falar da produção, o antecipação pelo combinação de direitos subjacentes ligado ao show foi de US$ 80 milénio. Arnold destacou que, com espetáculos que fazem sucesso na Broadway, os royalties muitas vezes superam rapidamente o valor dos adiantamentos iniciais.
Algumas das maiores contas de mídia social ligadas ao movimento para perfazer com a curatela, sabido porquê #FreeBritney, disseram pouco até agora sobre o músico, em contraste com a empolgação dos fãs com a colaboração de Britney com Elton John.
Mas muitas das pessoas que compraram ingressos para as pré-estreias do músico no Marquis Theater se descreveram porquê fãs devotos de Britney e reagiram vibrando às muitas referências que o show faz à popstar, incluindo um trechinho da coreografia original de “Oops! … I Did It Again” que tende a levar a plateia ao delírio. Porquê eles passaram o início da juventude absorvendo as danças de Britney na MTV, Keone e Mari Madrid se consideram “extensões naturais de Britney e de seu trabalho”.
“A música dela sempre esteve presente em minha vida de um jeito ou outro”, disse Mari Madrid.
Essas referências são porquê uma piadinha para quem está por dentro, mas que a maior secção do público parece entender. O público não ouve a termo “Britney” durante o músico inteiro –é somente no final que a frase de lisura mais famosa da popstar sai dos alto-falantes: “It’s Britney, bitch”. Nenhum dos produtos oficiais de merchandising do show traz a imagem de Britney, mas uma sacola que está vendendo muito muito proclama: “It’s Broadway, bitch”.
Nelson Saavedra Jr., possuidor da página #FreeBritney no Reddit, optou por concordar o músico e já assistiu a duas apresentações de pré-estreia. Ele destaca que qualquer opinião que Britney venha a manifestar diretamente vai influenciar sua própria opinião sobre “Once Upon a One More Time”.
“Britney assinou esse contrato depois de estar livre, portanto vamos passar para frente e admitir que o que está sendo dito representa a veras”, disse Saavedra. “É evidente que isso mudaria amanhã mesmo se ela dissesse ‘por obséquio não vá ver essa peça’.”
Os espectadores podem pensar que o tema médio do músico –um grupo de donzelas famosas em situação de risco que assumem o controle de sua própria vida—é alguma metáfora representativa de porquê Britney se libertou da curatela. Mas Hartmere disse que os paralelos não passam de coincidência.
“É uma história sobre mulheres aprendendo o que devem e podem receber da vida”, disse Hartmere. “A história sempre foi essa.”
Para Hartmere, a presente de Britney assistindo àquela apresentação inicial do músico provoca certa sofreguidão. E se ela permanecer decepcionada porque algumas canções não entraram para o músico? Os criadores não conseguiram encontrar uma maneira de fazer a letra picante de sua filete “Clumsy”, de 2016, ser apropriada para crianças, portanto a melodia foi cortada.
No momento, os criadores só esperam que Britney resolva observar a uma das apresentações. Mas eles admitem que a possibilidade de isso intercorrer ou não é uma incógnita.
Tradução de Clara Allain