Uma comitiva composta por representantes de 7 países da comunidade lusófona e da América Latina está em Santa Catarina, nesta semana, para participar do mais importante evento de empreendedorismo e inovação do Brasil: o Startup Summit 2023. Eles estão realizando visitas técnicas e reuniões estratégicas em instituições e empresas que integram o ecossistema de inovação de Florianópolis, considerado um dos mais importantes polos de inovação do país.
O director do Departamento de Consultoria e Assistência Técnica do Instituto Pátrio de Pedestal às Micro, Pequenas e Médias Empresas (Inapem), Alexandre Manuel, considerou relevante levar a experiência de Angola para os empreendedores durante visitante feita hoje (22) ao Sebrae Santa Catarina.
“Compartilhamos a nossa experiência sobre inovação e startups, pois precisamos dessa troca”, avaliou.
O Sebrae fechará, na próxima sexta-feira (25), uma parceria para fomentar ações de promoção mercantil e o intercâmbio de experiências e investimentos junto ao Inapem, instituição congênere da Angola. A iniciativa de aproximação integra a tarifa do Fórum Econômico Angola – Brasil, que reunirá chefes de estado e autoridades das duas nações e promoverá reuniões setoriais entre empresas brasileiras e angolanas, nesta sexta-feira (25), na sequência da 15ª Cúpula dos Brics. A assinatura do conformidade acontecerá na Luanda, capital angolana, e contará com a presença do presidente do Sebrae, Décio Lima.
Além da delegação da Angola, estão presentes representantes do Cabo Verdejante, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Venezuela e Colômbia. Os integrantes da comitiva são gestores públicos, representantes do corpo diplomático e lideranças de instituições que atuam para promover o desenvolvimento das micro e pequenas empresas em seus países.
Na programação, além de participar do evento que acontece no Núcleo de Convenções de Florianópolis entre os dias 23 e 25 de agosto, a comitiva fará visitas à sede do Sebrae SC, à Associação Catarinense de Tecnologia, ao Sapiens (Parque de inovação do Governo do Estado) e ao espaço Celta, primeira incubadora de negócios inovadores do país.