Início Negócios Startup PR Conecta traz dicas para empresas iniciantes percorrerem o “caminho do...

Startup PR Conecta traz dicas para empresas iniciantes percorrerem o “caminho do unicórnio” | ASN Nacional

25
0


Começou nesta sexta-feira (23), em Curitiba, a oitava edição do Startup PR Conecta, o principal evento do ecossistema de startups do Estado. O evento reúne, aproximadamente, 600 empresários das mais variadas regiões, na sede do Sebrae/PR, e segue neste sábado (24), com programação prevista até às 13h.

Participaram da sinceridade do evento o presidente do Recomendação Deliberativo do Sebrae/PR, Ercílio Santinoni, o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, o diretor-técnico do Sebrae/PR, Cesar Rissete, o diretor de gestão e finanças do Sebrae/PR, José Gava Neto, o secretário de Ciência Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona e o secretário Inovação, Modernização e Transformação Do dedo do Paraná, Marcelo Rangel.

Vitor Tioqueta deu as boas-vindas aos participantes que, por dois dias, estarão imersos em atividades de fomento à inovação e tecnologia. Segundo ele, há mais de dez anos, o Sebrae/PR se dedica ao desenvolvimento das startups no estado. E, atualmente, são mais de 2.200 startups mapeadas pela instituição no Paraná.

O presidente do Recomendação Deliberativo do Sebrae/PR, Ercílio Santinoni, destacou a oitava edição do evento. Foto: Adriano Oltramari.

“Cada vez mais, vamos trabalhar para que o ecossistema se desenvolva e se estabeleça uma vez que segmento fundamental da jornada de quem empreende e do ciclo de vida e sucesso das startups no Paraná”, discorreu o diretor-superintendente.

Na linguagem das startups, um “unicórnio” é uma empresa iniciante que alcança uma avaliação de mercado de pelo menos U$ 1 bilhão. A semelhança se deve à raridade de atingir um valor tão proeminente quanto encontrar a pessoa mítica. Os três unicórnios brasileiros fora de São Paulo estão na capital paranaense: são eles o Ebanx, MadeiraMadeira e Olist.

Startups unicórnios de Curitiba também marcaram presença no Startup PR Conecta. Foto: Andressa Miretzki.

Caminho do unicórnio

Para ajudar as startups que estão em temporada inicial a percorrer o “caminho do unicórnio”, o primeiro pintura do Startup PR Conecta reuniu representantes de três empresas paranaenses que começaram pequenas e chegaram U$ 1 bilhão em valor de mercado: Daniele Krassuski, da Ebanx; Bruno Martins, da Olist; e Felipe Toazza, da MadeiraMadeira.

Durante o pintura “Desafios e oportunidades: a perspectiva dos unicórnios”, os empreendedores compartilharam conhecimentos e experiências sobre uma vez que coligar tecnologia e gestão de pessoas para obter melhores resultados nas startups.

“O foco principal é saber muito seu negócio, sonhar grande e estabelecer o que você deseja depreender, a termo de ter um direcionamento evidente para aqueles que buscam um propósito e para conseguir envolver outras pessoas para tornar seu sonho verdade”, afirmou Daniele.

Felipe Toazza concorda que sonhar grande é fundamental. Mas para se tornar uma startup unicórnio é determinante ter crédito de que é verosímil depreender grandes feitos.

“É necessário voar elevado, com um time de ponta e uma cultura empreendedora poderoso. É preciso estar rodeado das pessoas certas, aquelas que estarão ao seu lado tanto nos momentos de sucesso quanto nos desafios, comprometidas em fazer ocorrer. Esse espeque e parceria são fundamentais para cultivar a resiliência e enfrentar as mudanças que surgirem no caminho”, destacou Felipe.

Ele também enfatizou a valor de edificar um time de colaboradores verdadeiramente comprometidos em facilitar a startup a depreender seus objetivos.

“É fundamental pensar também no horizonte. É preciso ter uma visão ampla, considerando a escalabilidade e o desenvolvimento em longo prazo. É importante estimar o que você pode fazer hoje, mas sempre pensando na construção futura, levando em conta a graduação e o impacto que você deseja promover”, ponderou.

Já na visão de Bruno Martins, ter um propósito muito definido é fundamental para percorrer o “caminho do unicórnio”.

“Ou por outra, é importante alinhar o desenvolvimento da empresa com o desenvolvimento pessoal e profissional. Se nós crescemos, nossos clientes também crescem, e isso cria um ciclo virtuoso. Para depreender esse desenvolvimento, é necessário ter um padrão de negócio testado e maduro, que se torne uma base sólida. Não há zero impossível quando se tem um bom sonho e uma estratégia muito definida para impulsionar o desenvolvimento do negócio”, concluiu o empresário.

Evento contou com a presença de 35 expositores. Foto: Eduardo Pereira.

A programação seguiu com o pintura “Inovação que gera resultados” com a participação do diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, Luzia Sarno – co-founder da Alumnitech e Suzana Lara – CIO da Techtalks.

Com mais de 1.400 inscritos, o Startup PR Conecta integra a Conect Week, toda uma semana dedicada à inovação no Paraná.

Artigo anteriorFilhas de Gugu Liberato não comentam carta da mãe – 23/06/2023 – Celebridades
Próximo artigoYuri Meirelles diz que não ficou ‘galudão’ com Anitta – 23/06/2023 – Celebridades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui