O Sebrae e a Apex Brasil anunciaram, nesta terça-feira (14), um projecto de promoção de exportações para as startups e os pequenos negócios brasileiros, convênio já assinado entre as instituições. A informação foi divulgada na inauguração do Pavilhão Brasil no Web Summit 2023, em Lisboa, considerada uma das maiores feiras de inovação e startups da Europa. A formalização deste projecto, que está terminando de ser estruturado, acontecerá no Brasil, na presença do presidente Lula.
A partir desta iniciativa, o presidente do Sebrae, Décio Lima, defendeu a valor de qualificar os empreendedores e dar condições para eles alavancarem negócios no exterior. “A economia está cada vez mais integrada e globalizada, com uma novidade ordem social. Mesmo com a força do Brasil liderando o Mercosul e o G20, a inovação deve carregar sempre nossa paixão e felicidade. Os valores humanistas de não perdermos o amplexo, os gestos de fraternidade e os processos de inclusão social”, destacou Lima. Ele ainda destacou a valor de envolver diversos atores da sociedade, do Congresso Pátrio à ateneu e sociedade social.
Por sua vez, Jorge Viana, presidente da Apex, citou que, entre os programas englobados no convênio, está o “Exporta Mais Amazônia”, que procura levar competitividade aos produtos da região e promover essas exportações: “Estamos, por orientação do Presidente Lula, negociando com o Sebrae o maior convênio para a promoção do transacção exterior do Brasil. O Sebrae é perito em fabricar e desenvolver empresas e startups. Já a Apex, é perito em estribar empresas na internacionalização. Será o maior convênio da história do setor”.
Também no Web Summit Lisboa, nesta terça-feira, o Sebrae fechou duas importantes parcerias para ajudar startups brasileiras a receberem investimentos estrangeiros para atuar em graduação. Uma delas com a 351, associação portuguesa de startups com mais de 1.600 membros, e outra com o COREangels Atlantic, fundo de investimento português que apoia empresas interessadas em expandir para outros países. Na presença de Bruno Quick; diretor-técnico do Sebrae; do presidente e da vice da 351, Fernando Jardim e Elisa Tarzia; e de Maurizio Calcopietro, do COREagels Atlantic.
Ecossistema da inovação
O legado Laudemar de Aguiar Neto, secretário de Promoção Mercantil, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Ministério de Relações Exteriores, elogiou o nível das startups brasileiras presentes no Web Summit 2023. “Todos querem fazer negócio, todos querem lucrar quantia, todos querem virar unicórnio, mas é muito importante melhorar a qualidade de vida das pessoas e induzir o mesmo progresso nos outros países estivermos. Temos que aproveitar essa ponte entre Brasil e Portugal”.
Alexandre Amorim, presidente do Serpro, revelou valores comuns da instituição com o Web Summit 2023 e o escora às parcerias entre o Sebrae e a Apex. Segundo ele, o Serpro é responsável por 90% dos sistemas estruturantes e dos dados do governo brasiliano – o que demanda grande responsabilidade para prometer privacidade de dados e autonomia do governo. “Agradecemos a liderança da Apex e do Sebrae, pois temos muito negócios a desenvolver. Queremos ser parceiros das startups e produzir ambientes de inovação juntos”.
A deputada federalista Ana Paula Lima (PT/SC) destacou a valor da participação feminina na Web Summit 2023: “Vivemos em um mundo onde somos a maioria, mas em alguns espaços, a mulher ainda tem de trabalhar muito para ser notada. Na política, na inovação, na tecnologia, mas isso falta oportunidade. O Brasil voltou e chegou agora a Portugal, com uma grande delegação. O governo brasiliano está abrindo portas. Somos um celeiro de talentos, que precisam de oportunidades, uma vez que esta, no Web Summit de Lisboa”.
Por término, Marília Marton, secretária de Cultura e Economia Criativa do estado de São Paulo, citou a geração de plataformas pelo Governo paulista, com foco nas áreas de inovação e sustentabilidade. “Estamos lançando uma plataforma do governo do estado, focada na recuperação da nossa Mata Atlântica e no museu das culturas indígenas. Vamos potencializar esse movimento em prol do meio envolvente junto de startups”, finalizou a secretária.