Início Negócios Sebrae e Apex negociam convênio de promoção do Comércio Exterior brasileiro |...

Sebrae e Apex negociam convênio de promoção do Comércio Exterior brasileiro | ASN Nacional

79
0


O Sebrae e a Apex Brasil anunciaram, nesta terça-feira (14), um projecto de promoção de exportações para as startups e os pequenos negócios brasileiros, convênio já assinado entre as instituições. A informação foi divulgada na inauguração do Pavilhão Brasil no Web Summit 2023, em Lisboa, considerada uma das maiores feiras de inovação e startups da Europa. A formalização deste projecto, que está terminando de ser estruturado, acontecerá no Brasil, na presença do presidente Lula.

Presidente Décio Lima, do Sebrae Pátrio, ao lado de Jorge Viana, presidente da Apex. Crédito: Fernando Donasci.

A partir desta iniciativa, o presidente do Sebrae, Décio Lima, defendeu a valor de qualificar os empreendedores e dar condições para eles alavancarem negócios no exterior. “A economia está cada vez mais integrada e globalizada, com uma novidade ordem social. Mesmo com a força do Brasil liderando o Mercosul e o G20, a inovação deve carregar sempre nossa paixão e felicidade. Os valores humanistas de não perdermos o amplexo, os gestos de fraternidade e os processos de inclusão social”, destacou Lima. Ele ainda destacou a valor de envolver diversos atores da sociedade, do Congresso Pátrio à ateneu e sociedade social.

Por sua vez, Jorge Viana, presidente da Apex, citou que, entre os programas englobados no convênio, está o “Exporta Mais Amazônia”, que procura levar competitividade aos produtos da região e promover essas exportações: “Estamos, por orientação do Presidente Lula, negociando com o Sebrae o maior convênio para a promoção do transacção exterior do Brasil. O Sebrae é perito em fabricar e desenvolver empresas e startups. Já a Apex, é perito em estribar empresas na internacionalização. Será o maior convênio da história do setor”.

Jorge Viana, presidente da Apex, fala sobre a parceria com o Sebrae. Crédito: Fernando Donasci.

Também no Web Summit Lisboa, nesta terça-feira, o Sebrae fechou duas importantes parcerias para ajudar startups brasileiras a receberem investimentos estrangeiros para atuar em graduação. Uma delas com a 351, associação portuguesa de startups com mais de 1.600 membros, e outra com o COREangels Atlantic, fundo de investimento português que apoia empresas interessadas em expandir para outros países. Na presença de Bruno Quick; diretor-técnico do Sebrae; do presidente e da vice da 351, Fernando Jardim e Elisa Tarzia; e de Maurizio Calcopietro, do COREagels Atlantic.

Ecossistema da inovação

O legado Laudemar de Aguiar Neto, secretário de Promoção Mercantil, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Ministério de Relações Exteriores, elogiou o nível das startups brasileiras presentes no Web Summit 2023. “Todos querem fazer negócio, todos querem lucrar quantia, todos querem virar unicórnio, mas é muito importante melhorar a qualidade de vida das pessoas e induzir o mesmo progresso nos outros países estivermos. Temos que aproveitar essa ponte entre Brasil e Portugal”.

Alexandre Amorim, presidente do Serpro, revelou valores comuns da instituição com o Web Summit 2023 e o escora às parcerias entre o Sebrae e a Apex. Segundo ele, o Serpro é responsável por 90% dos sistemas estruturantes e dos dados do governo brasiliano – o que demanda grande responsabilidade para prometer privacidade de dados e autonomia do governo. “Agradecemos a liderança da Apex e do Sebrae, pois temos muito negócios a desenvolver. Queremos ser parceiros das startups e produzir ambientes de inovação juntos”.

A deputada federalista Ana Paula Lima (PT/SC) destacou a valor da participação feminina na Web Summit 2023: “Vivemos em um mundo onde somos a maioria, mas em alguns espaços, a mulher ainda tem de trabalhar muito para ser notada. Na política, na inovação, na tecnologia, mas isso falta oportunidade. O Brasil voltou e chegou agora a Portugal, com uma grande delegação. O governo brasiliano está abrindo portas. Somos um celeiro de talentos, que precisam de oportunidades, uma vez que esta, no Web Summit de Lisboa”.

Por término, Marília Marton, secretária de Cultura e Economia Criativa do estado de São Paulo, citou a geração de plataformas pelo Governo paulista, com foco nas áreas de inovação e sustentabilidade. “Estamos lançando uma plataforma do governo do estado, focada na recuperação da nossa Mata Atlântica e no museu das culturas indígenas. Vamos potencializar esse movimento em prol do meio envolvente junto de startups”, finalizou a secretária.

Artigo anteriorPlataforma Brasil Exportação vai facilitar a vida das empresas brasileiras que desejam fazer negócios no exterior | ASN Nacional
Próximo artigoNegócios inovadores da região amazônica em destaque no Web Summit Lisboa 2023 | ASN Nacional

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui