Rio de Janeiro
A produção “Xuxa, o Documentário”, disponível no Globoplay desde quinta (13), aborda diferentes aspectos da vida e da curso da artista, que completou 60 anos em março —da relação, ora péssima, com Marlene Mattos à polêmica por protagonizar uma cena sensual com um garoto de 12 anos.
Há pouco mais de 25 anos, porém, seus fãs aguardavam com sofreguidão o promanação de sua primeira (e única) filha, Sasha. À idade, a artista, ainda próxima de Marlene Mattos, então sua empresária, falou à Folha sobre o tema. A farra das duas era que Marlene, eventualmente, também seria empresária de Sasha.
A material, aliás, versava sobre o que esperaria a herdeira de Xuxa em sua chegada —180 pares de sapatos e um quarto de 80 m², por exemplo.
Além de conversar com o repórter Paulo Sampaio, Xuxa respondeu a perguntas enviadas por seis logo colunistas da Folha –Joyce Pascowitch, Barbara Gancia, José Simão, André Fischer, Gilberto Dimestein e Gerald Thomas.
Releia aquém o texto, publicado na revista da Folha em 10 de maio de 1998
O quartinho construído principalmente para Sasha, “pessoinha” que está na bojo de Xuxa, tem 80 m². Isso inclui uma “salinha” de brinquedos, uma “banheirinha” de hidromassagem e uma “piscininha” de 10 m² só para ela. Tudo que se refere à baixinha-herdeira é assim: dito no diminutivo, mas sempre com muito excesso.
Cômoda para roupinhas? Imagina! Um “closetzinho” com 18 m² foi concebido só para homiziar as quatro malinhas de roupas que a rapariga já ganhou e os 180 pares de sapatinhos dessa mini Imelda Marcos. “O quarto da Sasha é o maior da lar”, diz Xuxa.
O quarto e todo o resto da “lar rosa”, onde mora a “mãe do ano”, estão em um terreno de 145 milénio m² (mais de 20 campos de futebol, uma vez que o do Maracanã) a 50 minutos do núcleo do Rio, em Vargem Grande. Mesmo criando a filha em um lugar com essas dimensões, Xuxa pede a Deus que Sasha não seja uma rapaz “espaçosa”: “Detestaria que ela se tornasse aquele tipo de rapariga que acha que tudo é dela, tudo é para ela”, diz.
Para segurar essa vaga, Sasha vai ter de ter uma cabeça de monge budista. Haja desprendimento para manter a simplicidade no meio de tanto jardim, tanto coqueiro, tanto flamingo, cachorro, laguinho, catarata. Os seguranças espalhados pelo terreno da “lar rosa” são tantos que se confundem com as árvores, uma vez que a serpente Casca, do filme infantil “Mogli, o Menino Lobo.” “Cá tem muito mais segurança do que você imagina”, afirma Marlene Mattos, administradora do predomínio Xuxa-Sasha. Sim, porque segundo Marlene, tudo que é de Xuxa vai ser de Sasha.
“A Sasha é a única herdeira de Xuxa”, diz M.M, quando perguntam se existe qualquer contrato entre Xuxa e o pai de Sasha, o modelo e ator Luciano Szafir, 29 —que mora na lar dele, a 20 minutos dali. “O Luciano tem os direitos de pai. De qualquer jeito, não pensamos no pior (separação litigiosa) até agora, porque existe um sentimento bom unindo os dois”, acredita Marlene. “O Luciano tem boa índole.”
Supondo que a boa índole de Luciano não resista ao libido de ter um “quartinho” da lar de Sasha, e que o protótipo pense, por exemplo, em pedir pensão à mãe de sua filha, Marlene Mattos diz que vai ter pugna. “Não paladar de suportar por antecipação, tornar as coisas feias. Se suceder, a gente vê o que faz. Só sei que o que a Xuxa conquistou com o trabalho dela ninguém tira.”
A PRINCESINHA E O FIO DENTAL
Quem chega à lar de Xuxa, sabendo da vida reclusa que a apresentadora gosta de levar, imagina que Sasha vai ser criada uma vez que uma espécie de princesinha enclausurada, superprotegida, longe das outras crianças, tomando aulas particulares em vez de ir ao escola. Uma vez que um príncipe William dos trópicos.
“Imagina”, surpreende-se Xuxa. “Quero que ela seja igual a qualquer rapaz”. A apresentadora planeja voltar ao trabalho menos de um mês depois do parto. “É só vaciná-la direitinho e fazer um espacinho para ela no meu camarim”, diz.
Se depender da mãe, Sasha vai aprender a dançar o “tchan” logo de saída —a rapariga já ganhou um biquíni miniatura, se é que isso é provável, da própria Carla Perez— e frequentará o escola normalmente. Ou quase: “Ainda ontem eu estava conversando sobre uma vez que vai ser o primeiro dia da Sasha no escola. Eu quero ir junto, chorar, aplaudir, babar. Se deixar eu levo paquita para fazer show.”
Xuxa e companhia colocam fé na amizade de Sasha com a filha da paquita Andréa Faria (vulgo “Sorvetão”). “A gente está dizendo que a melhor amiga dela vai ser a Giovana”, conta. De farra, a apresentadora também está dizendo que, “assim uma vez que Xuxa é a mãe da Sasha e Luciano é o pai da Sasha, Mônica (Muniz, sua assessora de prelo) vai ser a assessora de Sasha e Marlene Mattos, a empresária de Sasha…”
Empresária? Mas já existe um pouco mercantil envolvendo o nome de Sasha, tipo fraldinha da Sasha ou sapatinho da Sasha?. “Não”, diz Xuxa, “Mas eu acho engraçado imaginar que ela vai estrelar a prolongação do meu show, uma coisa do tipo ‘Xou da Sasha, a Saga Persiste’.”
A imaginação de Xuxa é sempre otimista em relação à Sasha. “Ela vai ser quase perfeita —se fosse perfeita, seria muito chata— e também muito linda…”
Linda, realmente, a rapariga tem grandes possibilidades de ser: a mãe é formosa, o pai também… se muito que a mana gêmea de Luciano, Priscila, não é tão formosa quanto ele: “Ninguém é bonito naquela família, só o Luciano”, avalia Xuxa. “Sinto muito. Zero contra eles, nem zero em prol, mas se minha filha tiver de parecer com alguém ali, que seja com o Luciano.”
Sim, Sasha vai ser linda, contente “uma vez que uma leonina, uma estrela”. Mas e se suceder uma vez que na biografia de Marlene Dietrich, Bete Davis, Joan Crawford e outras estrelas que acabaram sendo odiadas pelas próprias filhas: uma vez que evitar o efeito “mamãezinha querida”?
“Pretendo preservar minha filha da superexposição. Senão vira trabalho e eu não acho justo. Ela pode me cobrar mais tarde”, diz a apresentadora, que pretende ter mais um rebento.
Não vai ter logo a edição peculiar de Caras, com o título “Xuxa, apresenta a pequena Sasha?” “Não”, assegura Xuxa, que em quatro anos de Caras apareceu 46 vezes na revestimento da revista (na edição número 100, ela aparece uma vez que segunda no ranking dos mais fotografados, perdendo somente para FHC). “Vou apresentar a Sasha no meu programa, quando ela nascer, em uma imagem rápida para o meu público, e só. Depois, não precisa mais.”
Mas será que dá para controlar o assédio da prelo à Sasha?. “Tenho um bom relacionamento com fotógrafos e repórteres. Acho que se eu mostrar a minha filha e depois disser ‘pronto, agora eu não quero superexposição’, eles vão respeitar”, acredita.
O PAI DA FILHA DE MADONNA
Xuxa dá a entrevista acompanhada da “assessora de Sasha”, Mônica Muniz, e da “empresária de Sasha”, Marlene Mattos. O “pai de Sasha”, Luciano Szafir, não estava. Isso fez lembrar a história de Madonna, com quem Xuxa foi muito comparada quando queria engravidar.
Uma vez que a cantora norte-americana, Xuxa queria ter um rebento com ou sem pai espargido. As duas encontraram parceiros fortes, bonitos e saudáveis. Ambas engravidaram de meninas. Madonna já teve a dela. Se as histórias continuarem parecidas, tudo leva a crer que a filha de Xuxa será cada vez mais somente filha de Xuxa —Lourdes Maria, a filha de Madonna, aparece em ensaios fotográficos para revistas e fotos de jornal somente com a mãe. Não se fala mais do pai (o personal trainer cubano Carlos Leon).
“Se o pai aparecesse, todo mundo ia proferir que estavam forçando a barra para aquilo parecer uma família”, acredita Xuxa. “Se ele não aparece, falam do mesmo jeito.”
Enquanto Sasha não nasce, Xuxa superexpõe a bojo comemorando o Dia das Mães hoje no Faustão. “Eu sou a pessoa pública nessa história toda. A Sasha vai nascer pública porque é minha filha. Depois que estiver fora da minha bojo, ela pode escolher se quer ou não a nomeada”, imagina.
E se Sasha for homossexual!?, pergunta André Fischer, que escreve a poste “GLS” da Revista. “O Faustão é que diz uma coisa muito engraçada”, responde Xuxa. “Ele diz que a gente fica ‘É menino ou é rapariga?’, antes de fazer a ultrassonografia, mas isso não adianta zero, porque a pessoa só vai sentenciar depois dos 14, 15 anos. Eu também não vou pensar nisso agora.”
Termo da entrevista. Xuxa agora vai posar para as fotos. Primeiro em uma roupa toda preta, com a bojo de fora, no núcleo da sala de estar da “lar rosa”. Depois, com uma camisa branca oportunidade, mostrando os seios aumentados (que ela pretende manter depois, trocando o leite por silicone) em um sutiã branco de renda, e calça jeans desbotada, mostrando a bojo de seis meses e meio. Detrás dela, na parede, há uma foto em preto e branco do seu rosto, parecida com as que ela está tirando, só que em tamanho gigante.
O fotógrafo é o mesmo, André Schiliró. Enquanto posa fazendo faceta de tigresa, com uma espécie de malícia infantil, Xuxa continua a falar dos presentes que Sasha já ganhou. “A Marlene deu dois carrinhos para ela: um jipe camuflado de tropa e um rosa tipo o da Penélope Charmosa. É para ela sentenciar se quer ser perua ou mais moleca”.
Sentenciar, uma vez que disse o Faustão, depois dos 14, 15 anos…
Sexo, rancor e televisão…
A Revista leu para Xuxa cinco perguntas de colunistas da Folha
Joyce Pascowitch
Que tipo de propriedade do temperamento da Sasha seria mais difícil para você superar? (cabeça dura, vaidosa, interesseiro, pão dura etc)?
Xuxa: Não queria que ela fosse uma rapaz esnobe. Daquele tipo que leva as pessoas a dizerem “Ih, chegou a chatinha da filha da Xuxa. Tudo é dela, tudo é pra ela”.
Barbara Gancia
A Marelene tem escoltado você pela vida uma vez que um querubim da guarda. Qual vai ser o papel dela na ensino da Sasha?
Xuxa: Mesmo que ela diga que não queira, mesmo que ela diga “é tua filha, toma a decisão você”, eu vou pedir. A Marlene é uma pessoa muito importante para mim. Muito importante. Muito. A Sasha já é importante para mim antes de vir ao mundo, só no libido. Preciso da Marlene perto de mim. Nas minhas decisões, nas minhas encucações. Não é por casualidade que ela é a madrinha da Sasha. De farra, eu digo que a Mônica (Muniz, assessora de prelo) é assessora da Sasha, eu sou mãe da Sasha, o Luciano é pai da Sasha e a Marlene é a empresária da Sasha
José Simão
Ela vai nascer no “Plantão Médico”?
Xuxa: Zé Simão, quem é? Aquele macaco Simão? Ah, é para ser engraçado…Diz a ele, logo, que vou invocar para fazer o parto o pessoal do “Cá Agora”.
André Fischer
E se sua filha for homossexual?
Xuxa: (risos) Quando a gente fica “e se for varão e se for mulher”, o Fustão diz: quem escolhe é a rapaz mesmo e depois dos 15 anos. Eu acho isso o sumo. Vou preferir responder essa pergunta depois dos 15 anos da Sasha, porque eu não vou me preocupar com uma coisa desse gênero agora.
Gilberto Dimenstein
Você gostaria que sua filha crescesse vendo TV?
Xuxa: Evidente. Se provável, vendo muito a mãe dela.
Gerald Thomas
Você sente muito rancor por estar fazendo sucesso somente em países subdesenvolvidos?
Xuxa: Rancor…Graças a Deus eu não sei o que é o fracasso. Desde que eu comecei na minha curso, já passaram muitas coisas pela minha cabeça. Achava que não deveria suceder tanta coisa boa na minha vida. Pensava: por que tenho tanto e tanta gente não tem zero? Depois eu parei de me perguntar sobre isso, porque eu acho que tudo tem um porquê. Uma ração de carisma, uma ração de sorte, com a vontade que eu tinha de ocupar tudo o que eu conquistei não tem por que me sentir culpada por tudo isso que eu tenho. Evidentemente eu gostaria que muita gente tivesse a sorte que eu tenho. Mas não vem ao caso. Logo, rancor eu não posso sentir…
Marlene Mattos: Você não respondeu o que ele está perguntando, Xuxa. A pergunta é mais “sofisticada”. Ele quer saber se você não preferia fazer sucesso nos Estados Unidos e na Europa. Ele não deve saber que você foi a primeira a ter um programa semanal seu nos EUA (CBS) e também na Telecinco espanhola. Por que sentir rancor de fazer sucesso em um país subdesenvolvido se ela é fruto desse país? Eu devolveria a pergunta. Quem é ele para falar de sucesso no exterior —qualquer Paulo Coelho, por casualidade? Rancorosa, parece, é a pergunta…
Xuxa: Eu não o conheço (Geraldo Thomas). Sinto muito, ele não é meu camarada íntimo para eu saber que a pergunta tem segundas intenções. O que eu acho estranho é que, coitado, quem é essa pessoa? Nasci e cresci em um país subdesenvolvido e não alcanço a cabeça dele porque eu não vivo na Alemanha. Sou subdesenvolvida, sim, não conheço o sucesso dele, aliás, eu nem conheço esse jovem… É jovem ele?