Início Negócios Prêmio Sebrae de Jornalismo anuncia vencedores nacionais em Brasília | ASN Nacional

Prêmio Sebrae de Jornalismo anuncia vencedores nacionais em Brasília | ASN Nacional

80
0


Os vencedores da lanço vernáculo do Prêmio Sebrae de Jornalismo foram revelados nesta sexta-feira (24), em Brasília, durante uma cerimônia emocionante que reforçou o papel da prensa na promoção e no fortalecimento do empreendedorismo brasílico focado nos pequenos negócios. A grande final da premiação reuniu os 20 finalistas nas quatro categorias (Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo), com representantes de todas as regiões do país.

Com o tema médio “A taxa dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico e social do país”, o PSJ, que está em sua 10ª edição, bateu recorde nascente ano com 1.899 trabalhos inscritos, superando em 65% o número de 2022. As reportagens passaram pelas etapas estaduais, de onde os vencedores seguiram para a lanço regional, que selecionou os 20 finalistas da lanço vernáculo do PSJ.

Presidente do Sebrae, Décio Lima. Crédito: Erivelton Lima.

Na brecha da cerimônia, o presidente do Sebrae Vernáculo, Décio Lima, destacou o papel da prensa na atualidade, diante das fakes news.

O bom jornalismo cá representando por narrativas fundamentais que modificam a vida das pessoas e permitem que enxerguem uma possibilidade de superar dificuldades.

Décio Lima, presidente do Sebrae Vernáculo.

A dupla vencedora em Jornalismo em Texto foi Diego Rios e Larissa Gaudêncio. Crédito: Erivelton Viana.

Na categoria Jornalismo em Texto, a dupla vencedora foi Diego Rios e Larissa Gaudêncio, do Portal Fan F1 de Sergipe, com a reportagem “Ouro branco, ouro roxo: a batata rebuçado porquê preciosidade agrícola do Áspero de Sergipe”. O trabalho acabou levando para mansão também o troféu do Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo, porquê o melhor teor entre os vencedores nacionais. A categoria Texto foi a que teve maior número de inscrições, com 834 matérias.

É um orgulho relatar as histórias do Nordeste que retratam a luta, as conquistas e superação do povo nordestino.
Diego Rios, um dos jornalistas vencedores da categoria Texto.

Patricia Casanova representou a equipe envolvida na produção da reportagem do Orbe Repórter, que levou o troféu por melhor Vídeo. Crédito: Erivelton Viana.

Na categoria Jornalismo em Vídeo, a equipe do Orbe Repórter, da TV Orbe, ganhou a disputa com a reportagem “A força do coletivo”. Patricia Casanova representou a equipe envolvida na produção, formada por 21 pessoas no totalidade. A categoria recebeu o segundo maior número de inscrições, com 682 conteúdos veiculados em canais de televisão ou canais de jornalismo em plataformas digitais, em língua portuguesa.

Em Jornalismo em Áudio, o grande vencedor foi o podcast “Empreendedorismo de Transformação”, do jornal O Tempo. Crédito: Erivelton Viana.

Na categoria Jornalismo em Áudio, os ganhadores são do Jornal O Tempo, de Minas Gerais, com o podcast “Empreendedorismo de Transformação”, veiculado em quatro episódios. O prêmio foi recebido por Queila Ariadne e Maria Irenilda. Também integram a equipe Lucas Morais e Cristiana Andrade. Em Áudio, foram inscritos 205 trabalhos.

A equipe da Revista Negócio Rústico conquistou o prêmio na categoria Fotojornalismo. Crédito: Erivelton Viana.

Na categoria Fotojornalismo, a equipe da Revista Negócio Rústico, formada por Julio Huber e Bruno Pinho Faustino, levou o prêmio para o Espírito Santo, com as imagens publicadas na reportagem “Cultura regenerativa: uma novidade era da cafeicultura brasileira”. Nesta categoria, foram inscritos 178 trabalhos.

Lucas Araújo representou o time da TV Ponta Virente, de Alagoas, que levou o prêmio de Empreendedorismo Social, inédito no PSJ Crédito: Erivelton Viana.

Além das quatro categorias principais, houve um prêmio inédito para produções que abordaram o tema do empreendedorismo social porquê uma força capaz de impactar uma veras sítio, regional ou vernáculo. O trabalho vencedor, escolhido pelo júri vernáculo entre os trabalhos finalistas que abordaram essa temática, foi a reportagem “Moeda sítio impulsiona negócios e muda veras de moradores do Vergel do Lago”, veiculada pela TV Ponta Virente, de Alagoas. Lucas Araújo representou o time de profissionais que conta ainda com Marcelo Trigueiro, Manoel Salviano, Roberto Rocha e Fernando Moura.

Ana Carolina Diniz, do O Orbe, foi homenageada com o a placa Jornalista Parceira do Empreendedor. Crédito: Erivelton Viana.

A noite de premiação também foi marcada por uma homenagem à jornalista Ana Carolina Diniz, do jornal O Orbe, pela divulgação ao longo da curso de temas relacionados aos pequenos negócios porquê um caminho para o enfrentamento e a superação das desigualdades sociais. Ela recebeu a placa de Jornalista Parceira do Empreendedor.

É o prêmio mais imortal da minha curso. Com 20 anos de profissão, já passei por muitos veículos e faço questão de levar o empreendedorismo comigo, porque são esses pequenos negócios que levam esse país nas costas.
Ana Carolina Diniz, homenageada com a placa Jornalista Parceira do Empreendedor.

Veja inferior uma galeria com fotos da 10ª edição da premiação.

Artigo anteriorTaylor Swift: Fãs usam figurino inspirado em Travis Kelce – 24/11/2023 – Música
Próximo artigoMargot Robbie abre o jogo sobre possível sequência de “Barbie”, e resposta não é o que muitos esperavam; assista!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui