São Paulo
O lançamento de “Magia Amarela”, música lançada em parceria entre Juliette e Duda Beat porquê campanha publicitária da marca alimentícia Bauducco, foi subjugado pelas acusações de plágio ao projeto audiovisual “AmarElo”, de Emicida. O irmão do cantor, o produtor Evandro Fióti, diz que alguns aspectos foram roubados
“Eles roubaram a paleta de cores, eles roubaram o concepção, eles roubaram secção da letra, eles roubaram a tipografia”, disse Fióti em live do Instagram. Internautas também compararam a paleta de cores, a manancial e a posição dos artistas nas fotos de divulgação, apontando semelhanças.
Por outro lado, diferentes usuários das redes sociais dizem que a manancial usada na campanha é propriedade da Bauducco. É também o que diz a marca em nota divulgada à prelo: “A tipografia prevista para os materiais gráficos de divulgação seria a mesma já usada pela marca, tanto nas embalagens porquê em outras campanhas”.
A teoria da campanha teria sido pensada para o próprio Emicida, que chegou a receber invitação, segundo Fióti. Com recusa do cantor, a marca teria oferecido ininterrupção ao projeto, convocando Duda Beat e Juliette porquê intérpretes. As cantoras não tiveram participação criativa, como afirmaram em seus comunicados à imprensa.
Com todas as supostas semelhanças, Carla Guttilla, advogada especializada em Propriedade Intelectual, opina que a discussão sobre plágio é complexa, mas que não há apropriação neste caso. “Do ponto de vista do recta de propriedade intelectual, entendo que a termo Amarelo não pode ser objeto de proteção. Da mesma forma, a folguedo com a separação das sílabas que dão origem a outras duas palavras: amar e gavinha”, disse ela ao F5.
Yasmin Arrighi, advogada técnico em recta autoral, também diz que é preciso um estudo minucioso de cada caso para definir um concepção de plágio. Características peculiares porquê ritmo e melodia devem ser analisadas por especialistas. Ou seja, não adianta tentar confrontar as duas músicas sendo um leigo.