A era mais rebuçado do ano se aproxima e os donos de pequenos negócios que atuam no ramo de chocolate e doces em universal se preparam para faturar mais. No ano pretérito, o período da Páscoa registrou um prolongamento de 13% nas vendas de ovos de chocolate, em verificação com 2021. A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Mendubi e Balas (Abicab) estima que foram vendidas mais de 10 milénio toneladas do resultado. Em 2023, a expectativa do setor é de perenidade no prolongamento que vem sendo verificado desde o esfriamento da pandemia da Covid-19, porquê maior controle de casos da doença e do número de mortes.
Para nascente ano, segundo a associação, a aposta é na oferta de produtos com gramaturas variadas, de modo a aprazer o bolso de diferentes públicos. Essa é uma estratégia para enfrentar a queda do poder de compra das famílias, principalmente devido ao impacto da subida da inflação sobre os vitualhas.
“Pensando na situação econômica dos clientes, é muito interessante incluir no cardápio opções menores para que os consumidores que estão com limitações financeiras possam saborear seus doces porquê também presentear as pessoas mais próximas com um resultado próprio”, comentou a comentador de Competitividade do Sebrae Pátrio, Mayra Viana.
De conciliação com a Abicab, esse comportamento do mercado explica também o recorde de novos itens colocados à venda. Levante ano serão comercializados 440 itens de Páscoa, sendo 163 lançamentos. O número de lançamentos é o maior desde 2015, quando a associação começou a contabilizá-lo.
Tendências para 2023
A comentador de Competitividade do Sebrae Pátrio afirma que existem várias tendências que podem ser exploradas pelos pequenos negócios que trabalham com chocolate. Segundo ela, os chocolates considerados mais saudáveis e inclusivos são cada vez mais procurados pelos consumidores.
“Opções com maior texto de cacau, sem açúcar, sem leite, além de doces sem glúten ou outros ingredientes vão atrair o público com restrições alimentares ou que desejam opções saudáveis. Nessa tendência também entram os doces vegetarianos e veganos. Tem espaço no mercado para quem atender esse público com qualidade e preço justo” declarou Mayra.
Ela destaca ainda que a exclusividade e a personalização também chamam a atenção dos clientes. Chocolates artesanais, feitos à mão e com ingredientes selecionados são muito valorizados pelo consumidor. Nessa traço, utilizar matérias-primas regionais, porquê frutas e castanhas que existam na sua localidade é uma forma de diferenciação do resultado.
Confira outras tendências:
Chocolates gourmet e premium
No mercado, ainda tem muito espaço para produções mais sofisticadas, feitas com ingredientes selecionados, embalagens elegantes. Muitos consumidores estão dispostos a remunerar um pouco mais por esse tipo de resultado, principalmente para presentear pessoas especiais.
Variedade no formato
Muitas pessoas ainda procuram pelos ovos de colher e os ovos planos. Sabores inusitados, do tipo craquelados com a casca decorada com chocolates, castanhas ou confeitos também chamam atenção. Além de bonitos, são produtos com valor associado interessante.
Consciência do consumidor
A preocupação com a sustentabilidade tem levado os consumidores a buscar produtos feitos com ingredientes orgânicos e sustentáveis. Trabalhar com chocolate orgânico e embalagens sustentáveis são alternativas para atrair um público mais consciente e associar ainda mais valor aos produtos.
Dicas para uma Páscoa lucrativa
Para quem já trabalha no ramo de chocolates e doces em universal, ainda dá tempo de se preparar para a Páscoa 2023, data mais importante para esse setor. E para quem decidiu empreender agora, é importante pensar muito nos produtos que vai oferecer para prometer não só lucro, mas também qualidade.
Para ajudar os empreendedores, Mayra Viara, que atua no segmento de vitualhas e bebidas do Sebrae Pátrio elaborou algumas dicas. Confira inferior:
1. Conheça muito o seu público-alvo
Saiba quem são as pessoas que você deseja atingir e procure entender suas preferências. Onde estão os seus clientes? Que tipo de produtos eles compram? Você pode conversar com algumas pessoas da sua região para entender melhor esse comportamento.
2. Não tenha pavor de inovar
Veja as tendências do mercado e busque gerar doces diferentes e criativos, muito porquê oferecer produtos personalizados com a faceta do seu cliente. No caso de chocolates feitos sob encomenda, por exemplo, o consumidor gosta de poder escolher os sabores e colocar em uma embalagem diferenciada.
3. Qualidade em primeiro lugar
Com tanta concorrência, a qualidade é que vai prometer que sua empresa cresça, pois o velho boca-a-boca faz toda a diferença nesse mercado. Quem faz chocolate precisa permanecer vigilante aos processos de fabricação, pois a matéria-prima é delicada e exige alguns cuidados e técnicas especiais na hora de trabalhar.
4. Para consumir com os olhos também
Depois de preparar um resultado saboroso e atrativo, não esqueça de fazer uma boa divulgação, principalmente nas redes sociais. Isso pode fazer a diferença e ajudar a trazer novos clientes. Capriche nas fotos, destacando a qualidade dos seus produtos e instigando o paladar. Tire fotos muito iluminadas e que valorizem os seus produtos.
5. Lembre-se de fazer uma boa gestão dos estoques e controle financeiro
Faça uma estimativa das vendas para não comprar mais matéria-prima do que o necessário. Ou por outra, faça as contas dos seus custos para colocar um preço justo. Precificar corretamente vai fazer toda a diferença no resultado da sua Páscoa. No Portal Sebrae, você encontra conteúdos e cursos gratuitos on-line de curta duração que podem ajudar nesses primeiros passos para que seu empreendimento no ramo inicie com o pé recta. Clique aqui para conhecer.