Representantes de dez operadoras de turismo da Alemanha e Reino Unificado estão percorrendo, até dia 16 de julho, a Rota das Emoções, roteiro turístico que contempla destinos no Ceará, Maranhão e Piauí. A famtour organizada pela Embratur, em parceria com o Sebrae Vernáculo, tem o intuito de permitir que esses profissionais conheçam melhor os destinos que irão comercializar em seu países de origem.
A Rota das Emoções é composta por três estados e 14 municípios. O trajectória é feito de forma sinérgica de modo que o viajante vivencie as experiências mais autênticas de cada localidade presente na rota. A proposta do roteiro desta famtour foi de colocar os convidados estrangeiros em uma mergulho de história e cultura no litoral nordestino.
“O Brasil tem uma volubilidade de destinos turísticos que só se encontra cá. E o nosso repto é fortalecer e ampliar a presença de visitantes estrangeiros em diferentes regiões. A Rota das Emoções é um grande resultado que agrada o turista estrangeiro, preza pela sustentabilidade e gera desenvolvimento socioeconômico para a população sítio”, afirma o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
“Estamos falando de um dos roteiros mais representativos do turismo brasílico. Uma rota que reúne três dos principais ícones do turismo vernáculo. A presença de operadoras de turismo do exterior, convidados pela parceria que temos com a Embratur, é um passo decisivo para, não só jogar luz sobre essas verdadeiras joias do país, mas também revelar os pequenos negócios e o turismo de base comunitária, que geram serviço, renda e reduzem a pobreza”, destaca o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Em uma pesquisa da GlobalData, de 2022, foi constatado que um dos segmentos mais procurados pelo público germânico é o sol e praia, seguido de visitas ao campo. Ou por outra, o turismo de bem-estar e saúde é mais buscado pelos alemães do que a média mundial.
A mesma pesquisa aponta que o Reino Unificado também tem a mesma preferência, em peculiar sol e praia, pois a oferta doméstica é insuficiente. Os britânicos ainda se atraem pelo turismo rústico. Há ainda interesse em ecoturismo e destinos com menos emissões de gases do efeito estufa.
Por isso, a coordenadora de Parcerias e Desenvolvimento de Mercados, Carina Câmara, explica que a Rota das Emoções se enquadra no perfil desses viajantes. Ela explica que, entre os passeios programados, os estrangeiros irão saber praias, rotas históricas, comidas típicas, passeios nas dunas e ainda assistirão a uma apresentação de capoeira.
“Toda a Rota das Emoções é dentro de sol e praia, que é o que mais atrai o mundo para o Brasil. Tem ecoturismo muito poderoso, esportes muito fortes e turismo de base comunitária, tudo junto. Nesse roteiro, a gente tem muita coisa ao mesmo tempo, e a cultura e a gastronomia são segmentos muito fortes também. Vamos ter apresentação de capoeira, sarau junina, visitante à artesanatos locais, muitas atividades eu espero que seja um sucesso!”, diz.
Carina Câmara ainda aponta que a Rota contempla o segmento do turismo de luxo, que trabalha com experiências e vivências da forma mais “rústica e chiques”. “Os turistas ingleses e alemães preferem lugares mais privativos e que dê noção de exclusividade. O sítio pode ser simples, mas precisa ser restrito. Pode ter qualidade de hospedagem, mas é importante ter entrada a coisas autênticas, porquê acontece por todo o trajeto da Rota das Emoções”, explica.
Promoção
A famtour tem porquê objetivo apresentar para os operadores de viagens os destinos turísticos do país, para que possam planejar roteiros e pacotes turísticos para atrair os turistas estrangeiros para o Brasil. O trabalho visa ainda ampliar o conhecimento dos estrangeiros sobre o Brasil, muito porquê aproximar os convidados da rede de parceiros locais, para que possam elaborar melhores roteiros para os clientes internacionais sobre o país.