No quarto dia de viagem entre Rio e Lima, os passageiros enfrentam estrada ruim e o cansaço durante a passagem pela fronteira dos dois países. Ônibus trepidando e amplitude térmica: veja os detalhes da travessia na fronteira entre Brasil e Peru
O Profissão Repórter desta terça-feira (8) cruzou o continente, do oceano Atlântico até o Pacífico e embarcou na mais longa viagem de ônibus: percorreu uma rota que começa no estado do Rio de Janeiro, passa por diversos estados brasileiros, cruza a serrania dos Andes e pega a estrada transoceânica até Lima, no Peru.
Ao todo, foram seis dias dentro de um ônibus, mais de 120 horas e seis milénio quilômetros percorridos. E com uma amplitude térmica que variou dos quase 40°C do Rio de Janeiro até 0°C. Um dos momentos mais desgastantes foi justamente na passagem pela fronteira.
Ao chegar no Acre, último estado brasílico da jornada, o quarto dia da viagem começa com uma estrada que provoca trepidação em todo o veículo e é assim, em seguida mais de cinco milénio quilômetros rodados, os viajantes chegam a Assis Brasil (AC), já na fronteira com o Peru. Por lá, é obrigatório passar pelo controle de fronteira dos dois países.
Os passageiros passam pelo escritório da alfândega brasileira e, na sequência, pelo escritório da alfândega peruana. Na travessia, os viajantes aproveitam para trocar o real brasílico pela moeda do país vizinho.
Passageros trocam numerário na chegada ao Peru.
TV Orbe/Reprodução
⚠️🚌 Paragem não programada
Já em território peruviano, a equipe do Profissão Repórter e os demais passageiros seguem em direção à Serrania dos Andes. Dessa vez, a noite será sem nenhuma paragem para banho.
No meio do caminho, no entanto, um deslizamento de pedras em Puerto Maldonado, no Peru, obrigou o ônibus a parar para esperar a limpeza. Os veículos passam um a um, mesmo com pedras ainda rolando pelo morro.
Maior viagem de ônibus do mundo: veículo é obrigado a parar em seguida deslizamento de pedras em estrada peruana
Em seguida esse tropeço, o veículo chega, finalmente, à Serrania dos Andes. A temperatura que na mote brasileira era de 30 °C passa para 0°C na serra e o cenário muda completamente. Antes de chegar em Cusco, onde será feita a primeira descida solene de passageiros, uma paragem para o almoço e o cardápio labareda a atenção dos passageiros, que experimentam mesocarpo de lhama e outras iguarias locais.
Em seguida a paragem do almoço, o grupo segue para a cidade peruana de Cusco, onde muitos passageiros desembarcam para fazer o tradicional passeio para Machu Picchu. O restante segue para os últimos milénio quilômetros da viagem, até chegar a Lima.
Profissão Repórter faz o roteiro da viagem de ônibus mais longa do mundo: trajeto sai do RJ e vai até o Peru
LEIA TAMBÉM:
Maior viagem de ônibus do mundo dura seis dias e percorre mais de seis milénio quilômetros: os detalhes da rota que sai do Rio e vai até o Peru
Deslizamento de terreno atinge rodovia no Peru e travessia vira duelo na maior viagem de ônibus do mundo; veja VÍDEO
Profissão Repórter visitante Machu Picchu, no Peru
Veja a íntegra do programa inferior:
Edição de 08/08/2023
Confira as reportagens do programa: