Caso da turista que encontrou adesivo na janela em vez vista para o mar no Rio viralizou nas redes sociais. Ferramentas do Google podem ajudar usuário a entender melhor onde fica o imóvel. Foto do pregão mostra janela do apartamento com vista fake da praia
Reprodução
Para quem está organizando uma viagem, entre as opções de hospedagem estão as plataformas de aluguel de estadias. Mas é preciso permanecer vigilante a alguns detalhes para não tombar em armadilhas ou até mesmo ser surpreendido com a escolha, uma vez que o caso que viralizou nas redes sociais de uma turista que encontrou um adesivo na janela ao invés da vista para o mar.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
A jornalista Gabriela Camargo, que saiu de São Paulo para passar o carnaval no Rio de Janeiro, disse que ao selecionar o apartamento pelo Airbnb acabou não verificando uma reparo que constava no pregão com informações da localização.
O g1 reuniu algumas dicas de checagem e ouviu Marco Freitas, da Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (ABADI), além dos advogados especialistas em recta do consumidor Elaine Keller e Marco Antonio Araujo Jr.
Posteriormente virar meme por apartamento com vista, turista celebra diária em hotel de luxo
🔎 Pesquise a hospedagem no Google
📍 Mapas: verifique no Google Street View se a localização condiz com o pregão a partir da geolocalização. Veja uma vez que acessar:
Pesquise um lugar ou endereço no Google Maps;
Arraste o Pegman (bonequinho amarelo) para um lugar no planta.
No caso do Airbnb, a localização exata da disposição só é fornecida ao hóspede posteriormente a suplente ser confirmada. No entanto, são disponibilizados mapas que mostram a região e nos anúncios podem ter informações mais detalhadas.
Pregão no Airbnb mostra a localização verdadeira e tem aviso sobre adesivo na janela
Reprodução
📷 Fotos: Para se verificar de que um pregão feito nas plataformas é real, é provável pesquisar a autenticidade das imagens apresentadas.
Para isso, baixe as imagens do pregão e faça uma procura reversa no Google. Se elas aparecerem em outros sites, é um indicativo de provável fraude. Veja uma vez que:
No smartphone Android, abra o Google app ou o app Chrome
Acesse o site em que a imagem aparece;
Toque na imagem e a mantenha pressionada;
Toque em Pesquisar com o Lens;
Na segmento de plebeu da tela, role para encontrar os resultados da pesquisa relacionados;
Para refinar a pesquisa, toque em Somar à sua pesquisa. Depois, insira as palavras-chave.
No iPhone ou iPad, acesse a página Imagens do Google
Pesquise uma imagem.
Toque na imagem.
No quina esquerdo de plebeu, toque em Pesquisar na imagem.
Navegadores compatíveis
Você pode fazer uma pesquisa visual com o Lens na maioria dos navegadores:
Baixe a imagem no seu computador;
Acesse a página Imagens do Google;
Clique em Pesquisa por imagem Google Lens;
No computador, localize o registro com a imagem que você quer usar na pesquisa;
Clique na imagem e mantenha o botão do mouse pressionado, arraste e solte a imagem na caixa de pesquisa;
🌎 Tour virtual 360°: com Street View Trusted é provável observar imagens por todo o interno da hospedagem, com visão panorâmica de 360 graus. Geralmente está disponível em hotéis, pousadas e resorts. Neste caso, os passeios ficam maquinalmente disponíveis na rede de pesquisa; saiba uma vez que:
Abra o Google Maps;
Pesquise um lugar ou clique em um marcador no planta;
À esquerda, selecione a foto com o ícone do Street View e faça o passeio.
📱 Nos apps ou sites de hospedagem
Descrição: deve estar de harmonia com o estado do imóvel em que ele se encontra, com todas as características específicas que devem estar de fácil compreensão e visibilidade.
Nos casos de propaganda enganosa, ou seja, quando o cliente percebe que um resultado não é exatamente aquilo que lhe foi oferecido, é provável entrar em contato com a empresa e pedir a emprego do código do consumidor, diz Daiane Almeida, advogada técnico em recta do consumidor.
“Toda oferta precisa ser clara o suficiente para que não haja incerteza ou equívoco acerca do que está sendo ofertado”, explica o jurista Marco Araújo Junior. Ele explica que apesar de constar na descrição do imóvel, é preciso ter desvelo ao registrar as fotos das instalações, seja apresentando objetos ou até mesmo vista para o mar.
Avaliações: verifique as relevâncias e pontuações que os próprios sites e aplicativos atribuem para as hospedagens e anfitriões.
Comentários: nos relatos de hóspedes anteriores é provável checar a verdade das fotos do pregão e as impressões que mais chamaram atenção nas instalações.
Contratação pelas plataformas: as empresas responsáveis têm regras específicas para evitar golpes. “Desconfie de anúncios que tiverem preços muito diferentes da média ofertada no mercado, com anúncios convidativos que podem ser uma roubada”, orienta Marco Freitas, da ABADI.
Tira-dúvidas com o anfitrião: é provável fazer um contato prévio com o locador, que pode provar por meio de uma chamada de vídeo uma vez que estão as condições do imóvel. Também poderá esclarecer dúvidas, assim uma vez que obter dicas de locais interessantes para visitar na região, uma vez que comércios, restaurantes e pontos turístico.
LEIA TAMBÉM:
Saiba uma vez que remover seu rosto, morada ou coche no Google Maps
Saiba uma vez que gerenciar a ‘memória’ do celular para não permanecer na mão
Assinar documento com apps é permitido no Brasil? Entenda