“E se você pudesse ter todo o conhecimento profissional que você tem hoje quando você começou a sua curso?”. Foi com essa pergunta que Antonella Satyro, fundadora e CEO da Human Skills Manifesto, abriu o segundo incidente do podcast A Jornada, uma iniciativa do Sebrae Startups, apresentado por Yuri Gitahy, fundador da Lean VC. Disponível nas principais plataformas de áudio e no YouTube, o incidente traz também Whiny Fernandes, perito em employer branding e mentora de startups e curso. Durante a conversa, as convidadas compartilharam as suas vivências sobre cultura organizacional e liderança dentro de startups.
Antonella lidera a Human Skills Manifesto, uma edtech que procura erigir uma sociedade mais humana e empática através de soluções em treinamento e desenvolvimento. Ela abordou uma vez que negócios inovadores devem buscar conhecimento não só sobre processos, mas sobre desenvolver habilidades em pessoas. Ela também levantou aspectos relevantes sobre a valia dos founders estarem sempre engajados e na mesma sintonia. “Quando a subida liderança não está conectada e não tem a mesma visão, a empresa não consegue evoluir”, comentou a CEO.
Complementando essa visão, Whiny Fernandes trouxe toda a sua expertise em employer branding e cultura organizacional. Fundadora do Employer Branding Brasil, startup voltada para a gestão estratégica de marca empregadora, e atualmente no função de country manager da Makelove Agency Brasil, Whiny fala que o primeiro passo para desenvolver uma cultura sólida é deslindar o que torna a startup um lugar diferenciado para se trabalhar. “Uma coisa que eu sempre pergunto para as pessoas é: por que alguém deveria comprar seu resultado ou serviço? Nesse caso, quase 100% têm a resposta. Mas, quando eu pergunto porque alguém deveria trabalhar na sua empresa, vem um momento de silêncio”, argumentou.
Para as entrevistadas, o momento visível para principiar a pensar em cultura já é no início do negócio. Focar nos pontos fortes para engajar o time, segundo Whiny, é outra dica importante. “A gente está sempre focando no que tem que melhorar, não no que já está bom. Mas você já tem coisas muito boas, portanto use isso a seu obséquio para inspirar e desenvolver outras pessoas do time também”, explicou.
Essas e outras dicas estão no segundo incidente do podcast A Jornada. Você pode ouvi-lo nas plataformas podcast Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music, Deezer e na playlist do Sebrae Startups no Youtube.
Sobre
A Jornada é um podcast do Sebrae Startups, plataforma que agrega todas as iniciativas do Sebrae no Brasil para startups, apresentado por Yuri Gitahy. Cada incidente conversa com empreendedores que trilharam caminhos difíceis quanto qualquer startupeiro. Com isso, o podcast procura concordar e seguir founders de startups do MVP à graduação com dicas e temas importantes.