Com o contrato, a companhia de Bezos receberá US$ 3,4 bilhões para desenvolver veículo que transportará astronautas na missão lunar em 2029. Uma renderização do módulo de pouso Blue Moon, da Blue Origin, que levará astronautas à Lua
Divulgação/Blue Origin
A Blue Origin, empresa espacial do bilionário Jeff Bezos, conseguiu fechar um contrato com a Nasa para desenvolver um módulo de pouso lunar para a missão Artemis V, programada para 2029. A companhia de Bezos concorria com a empresa de resguardo Dynetics.
Em expedido nesta sexta-feira (19), a Nasa informou que a Blue Origin irá projetar, desenvolver e testar o módulo de pouso Blue Moon para atender aos padrões “do sistema de pouso humano da Nasa para expedições de astronautas à superfície lunar”.
Com o contrato, a Blue Origin receberá US$ 3,4 bilhões e, antes do Artemis V, ela terá de fazer uma “missão de mostra” sem tripulantes. A data ainda não foi revelada.
“Estamos em uma era de ouro dos voos espaciais humanos, que é provável graças às parcerias comerciais e internacionais da Nasa. Juntos, estamos fazendo um investimento na infraestrutura que abrirá o caminho para pousar os primeiros astronautas em Marte”, disse o gestor da Nasa, Bill Nelson.
“A Blue Origin e seus parceiros já estão trabalhando e animados para estar nesta jornada com a Nasa”, disse a Blue Origin em expedido.
O pregão desta sexta-feira em Washington era muito aguardado pela Blue Origin, que havia participado sem sucesso em outras concorrências, segundo a escritório Reuters.
LEIA TAMBÉM:
Músculos de laboratório é aposta do agro, tem Brasil na vanguarda, mas não vai estar no próximo churrasco
OMS alerta sobre uso de ChatGPT e outras inteligências artificiais na saúde
Pedaços de concreto, aço e nuvem de poeira: fotos mostram impactos da missão Starship