Tomar cerveja artesanal feita com chuva dessalinizada, folgar em um simulador de Fórmula 1 ou descer em um toboágua com óculos de verdade virtual. Essas são algumas das experiências sugeridas para quem fizer um cruzeiro no Oriente Médio.
As atividades estão disponíveis no MSC World Europa, inaugurado no porto de Doha, capital do Qatar, em novembro do ano pretérito, poucos dias antes do início da Copa do Mundo de 2022.
Entretanto, ele só começou a velejar em janeiro de 2023. Isso porque, durante a realização da competição, o navio foi usado uma vez que um hotel.
O Qatar é um país de pequenas dimensões no Oriente Médio, quase a metade do tamanho do estado brasílico de Sergipe. E para atender à demanda de turistas da Despensa, usou três navios como hoteis-flutuantes. Todos da companhia italiana.
Com o termo do torneio e passadas as festividades de termo de ano, o MSC World Europa entra em sua primeira rota. O trajeto inclui Dubai e Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) e Doha (Qatar).
São cidades conhecidas por receber turistas com cume poder aquisitivo e por oferecer a esses visitantes opções de lazer baseadas no luxo. Talvez por isso, as dimensões suntuosas do navio —o MSC World Europa é a maior embarcação da frota da empresa italiana.
E o tamanho realmente impressiona. O paquete tem capacidade para acoitar muro de 6.800 pessoas, com 2.626 cabines que variam entre 10 e 104 metros quadrados.
Um dos destaques do navio é o setor aquático. Além do toboágua com óculos de verdade virtual, os passageiros dispõem de sete piscinas e 12 jacuzzis. A dimensão conta com bares que servem bebidas e lanches. Algumas dessas opções aquáticas estão em uma dimensão coberta, já que o calor na região do Qatar é intenso. A pouquidade de vento não ajuda quem gosta de tomar banho de sol.
Para quem curte mais diversão, mas prefere o ar condicionado, na segmento interna é provável se perder em meio a jogos e fliperamas, alguns nostálgicos para aqueles que foram crianças na dez de 1990.
Na segmento de entretenimento, o principal hit são as corridas de drones, nas quais os passageiros podem participar pilotando, ou tentando pilotar, um drone em meio a desafios que são muito complicados.
À noite, a diversão fica por conta dos shows e teatros, mas quem curte baladas e festas não se decepciona e consegue dançar até de manhã.
Os viajantes endinheirados que desejarem fazer compras podem descer do navio e entrar em uma das várias lojas que vendem itens de ouro na capital do Qatar. Doha abriga dois interessantes museus em terreno firme, o Pátrio do Qatar e o da Arte Islâmica.
O navio é movido a GNL (Gás Oriundo Liquefeito). Ainda neste ano a embarcação fará a rota Gênova, Marselha e Barcelona, na Europa. No entanto, ele não será visto ainda em águas brasileiras. Os portos no Brasil não estão adaptados para abastecer embarcações com nascente tipo de combustível.
Pacotes individuais de sete noites a partir de R$ 1.999 no site da MSC Cruzeiros.
O jornalista viajou a invitação da MSC