Garoto de 5 anos queria saber o que tinha dentro do jarro, segundo a família. Museu Hecht afirmou que caso será tratado porquê acidente e que item foi enviado para reparo. Vaso de tapume de 3.500 foi acidentalmente quebrado em museu de Israel
Museu Hecht/Reprodução
Um menino de 5 anos quebrou acidentalmente um jarro de cerâmica de tapume de 3.500 anos que estava exposto em um museu de Israel. O objeto foi encontrado há décadas durante escavações e é anterior aos períodos dos reis Davi e Salomão.
O Museu Hecht disse na terça-feira (27) que o incidente aconteceu na semana passada. Segundo a instituição, o jarro estava exposto na ingresso do museu e não tinha nenhuma barreira protetora.
Turistas sem limites: relembre casos em que pontos históricos foram desrespeitados
O objeto, típico da região de Canaã, era usado para o transporte de vinho ou óleo. Os pesquisadores acreditam que o jarro tenha sido fabricado entre os anos 2200 e 1500 antes de Cristo.
O jarro era considerado uma raridade por ter sido encontrado inviolado durante escavações arqueológicas.
À BBC News, o pai do menino disse que o garoto puxou o jarro porque estava curioso para ver o que tinha dentro. No entanto, o objeto caiu. O varão contou que chamou um segurança depois acalmar o rebento.
O museu informou que costuma acionar a polícia em casos de objetos danificados propositadamente por visitantes. No entanto, por se tratar de um acidente, o jarro será somente enviado para reparo.
Mesmo com o acidente, a instituição disse que manterá a tradição de expor peças antigas sem barreiras.
“Na medida do verosímil, os itens são apresentados sem divisões, e não detrás de paredes de vidro. Existe um feitiço peculiar em reputar um descoberto arqueológico ‘olho por olho’ e sem barreiras”, disse o museu em um expedido.
A instituição disse ainda que vai aproveitar o caso para propalar porquê funciona o processo de restauração de objetos antigos. O jarro deve voltar para a exposição em breve.
O Museu Hecht fica na Universidade de Haifa, no noroeste de Israel. A ingresso na instituição é gratuita.
LEIA TAMBÉM
De olho na bagagem: veja quais vitualhas não podem entrar no Brasil e os que são liberados
Porquê tirar visto americano de turismo
Porquê cancelar a passagem aérea sem remunerar multa?
Jarros antigos expostos no Museu Hecht, em Israel
Museu Hecht/Reprodução
VÍDEOS: mais assistidos do g1