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Meios digitais do Sebrae se consolidam no relacionamento com o cliente | ASN Nacional

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O atendimento pelo WhatsApp começou há pouco mais de dois anos, por meio do número 0800 570 0800, 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive sábado e domingo. “O Whatsapp teve início em plena pandemia, em 2020, com a participação de todos os estados e a experiência se mostrou exitosa, motivando a ampliação desta modalidade. O via se mostrou porquê um meio prático e dinâmico para se conversar com o Sebrae”, destaca Carlos Tedesco.

Os microempreendedores individuais (MEI) são os que mais utilizam o serviço para receber orientação técnica, realizar agendamento, obter informações sobre programas e projetos do Sebrae. Os principais assuntos tratados pelo via são sobre porquê se formalizar porquê MEI, emissão de boletos DAS, agendamento para atendimento presencial e/ou remoto, Enunciação Anual de Faturamento-DASN, mudança cadastral-MEI, microcréditos, porquê dar baixa de empresa-MEI, emissão de certificados de cursos, entre outros.

“O sucesso do trabalho está na destreza e na capacidade de estribar o empresário desde uma simples consulta até na gestão da empresa”, reforça Tedesco.

Junto com o Portal Sebrae, o WhatsApp vem se tornando um coligado para o cliente que quer eficiência e atendimento mais rápido. Hoje, só o Portal chega a fazer 2,5 milhões de atendimento por mês.

“Os meios digitais se consolidaram e hoje atuamos com capacitação, orientações mentorias e conteúdos diversos de forma online com a mesma eficiência”, afirma Milva Capanema, gerente-adjunta de Relacionamento com o Cliente do Sebrae.

Aplicativo Sebrae

Em outra frente, o Sebrae atua também com o aplicativo, sendo talhado tanto para aqueles que já possuem empresa, porquê para os que querem penetrar seu próprio negócio. O App Sebrae foi lançado em maio de 2019, inicialmente porquê foco nos microempreendedores individuais e, atualmente, entrega soluções para todos os perfis de empreendedores e empresários de pequenos negócios. Em 2023, o aplicativo possui mais de 90 milénio usuários ativos e já registrou mais de 300 milénio atendimentos dos tipos de orientação técnica à intervalo e consultoria presencial.

“É importante perceber o aumento da utilização e consumo de interfaces digitais do Sebrae para a realização do atendimento. O duelo é proporcionar a melhor experiência provável nesses ambientes e, consequentemente, termos uma avaliação cada vez mais positiva em relação às orientações que recebem e às funcionalidades que utilizam. Em relação ao App Sebrae, a cada atualização temos uma solução mais preparada para estribar a rotina dos pequenos negócios e empreendedores em todo o Brasil”, afirma Marcio Brito.

O App Sebrae disponibiliza o Sebrae na palma da mão dos usuários e tem porquê objetivo fazer secção do dia a dia de quem já empreende ou procura empreender. Para isso apresenta uma série de funcionalidades que facilitam o consumo de produtos e serviços e, consequentemente, otimizam o tempo do usuário em ações relacionadas à gestão do seu negócio.

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