A marca Sebrae subiu duas posições e agora é a sexta mais potente do Brasil no ranking anual da revista IstoÉ Moeda. Para elaborar a lista, a consultoria TM20 branding (tm20.com.br) pesquisou 1.700 marcas nacionais entre outubro e dezembro de 2002. O ranking é feito a partir da pesquisa Brand Asset Valuator (BAV), maior e mais tradicional estudo sobre marcas no mundo. Essa conquista, de combinação com especialistas, resulta da relevância do Sebrae enquanto guardião das micro e pequenas empresas.
O estudo mensura a força das marcas e o nível de “share of heart” (invadir o cliente, em tradução livre), capturando tanto os incentivos de marketing quanto a resposta do consumidor final. A pesquisa considera 48 atributos dentre as dimensões de diferenciação, relevância, estima e privança – porquê responsabilidade social, originalidade, progresso, dinamismo, crédito, utilidade e valor confederado. Esta conquista, de combinação com especialistas, resulta da relevância do Sebrae enquanto guardião das micro e pequenas empresas.
Hoje, os pequenos negócios representam 99% dos empreendimentos do país, respondendo por quase 30% do Resultado Interno Bruto (PIB) e 54% dos empregos formais, ou por outra, mais de 85 milhões de brasileiros são beneficiados pelos pequenos negócios. Esse provisório é maior que a população de países porquê França, Reino Unificado, África do Sul e Argentina.
Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, o reconhecimento conquistado pelo Sebrae é resultado de um intenso trabalho realizado diariamente pelos milhares de colaboradores e colaboradoras da instituição que estão distribuídos por todos os estados brasileiros, oferecendo treinamentos, assistência técnica, consultorias, cursos, entre outros conteúdos, que geram valor confederado para os pequenos negócios. “No ano pretérito, nós superamos o patamar de 20 milhões de atendimentos realizados, com 11 milhões de empreendedores e potenciais empresários atendidos. Além de ampliar o volume de clientes, tivemos também um progressão de quase 15 pontos na avaliação do nosso atendimento, entre 2020 e 2022. Em uma graduação que vai até 100, recebemos 83,8 pontos, o que confirma a qualidade dos serviços oferecidos”, comemora o presidente.
Décio Lima reforça ainda o papel estratégico da notícia para a instituição.
“A nossa missão é sempre trabalhar com foco nos pilares da cultura empreendedora, do envolvente do negócio menos burocrático, permitindo que a gestão do negócio aconteça de forma mais sólida e gere aumento da renda.”