Eleita duas vezes a melhor profissional de Marketing Do dedo do Brasil, pela Associação Brasileira de E-commerce e Associação Brasileira de Agentes Digitais, Camila Renaux explica por que é importante que o empreendedor “apareça” em vez de permanecer unicamente “panfletando” na internet, conta o que a levou a driblar a postura tímida para se colocar nas redes, explica porquê transmudar seguidores em clientes e diz que a perceptibilidade sintético pode ser boa ou ruim para os negócios dependendo de quem usa.
Esses e outros temas foram abordados em entrevista concedida pela profissional, que deu palestra nesta sexta-feira (26), em formato virtual, porquê segmento da Semana do MEI, evento anual promovido pelo Sebrae que se encerra hoje. Renaux é enfática: 100% dos pequenos negócios precisam do marketing do dedo, o que vai variar é a intensidade e influência dele. Leia cá os principais trechos:
Porquê o pequeno negócio deve fazer seu marketing do dedo? Há ferramentas mais acessíveis e que dão resultados?
Estratégia sem contexto não funciona. Viram sugestões sem aplicabilidade na vida real, o que gera somente frustração. Empreendedores precisam de estratégias aplicáveis e enxutas. O ideal é primeiro pensar nos processos. Quando eles estiverem definidos, incluir as pessoas e aí buscar as ferramentas que se adaptam a essa veras. O maior erro é buscar primeiro a utensílio – e normalmente descobrimos depois de tempo e esforço investidos que precisaremos de mais recursos, e porquê eles não existem, a utensílio é abandonada. Outro cenário generalidade é buscar o mundo perfeito, ou, logo, unicamente ir executando sem nenhum planejamento. As grandes empresas podem se dar a esse luxo, justamente por terem uma estrutura de suporte para isso. Os empreendedores precisam buscar fazer o imprescindível muito feito de forma consistente e escalar passo-a-passo.
Mas 100% dos pequenos negócios precisam do marketing do dedo?
Sim! O que pode mudar é a intensidade e a influência, mas não há mais porquê negar o poder de graduação e penetração de mercado do do dedo. Precisamos estar onde nossos clientes estão. Outra grande vantagem do do dedo para empreendedores é o dispêndio reduzido e a maior assertividade. Por meio de anúncios digitais podemos definir precisamente nosso público-alvo e isso vale ouro para um empreendedor. Outra coisa é a oportunidade de aprofundar relacionamentos, e as pequenas empresas devem usar o do dedo para isso, e ter clientes fidelizados e apaixonados – e relacionamento premeditado é a chave. As redes sociais, além de cumprirem esse papel, promovem o boca a boca e a divulgação orgânica dos nossos negócios.
Você já contou que era retraída e tinha um notório receio de se “expor” nas redes. O que a fez tomar coragem? E o possuidor de pequeno negócio deve “meter as caras” e chegar porquê o rosto do seu negócio nessa procura de fazer relacionamento para atrair clientes?
Estar pronto não é um sentimento, é uma decisão. Percebi que permanecer em silêncio também é uma decisão e também nos posiciona. Quem cala consente. Enquanto os bons estão cheios de dúvidas, quietos, sendo meros espectadores, outros menos capazes e competentes se vendem melhor, investem em marketing, vão para frente das câmeras e assumem o protagonismo de seus negócios. Resultado: vendem mais e melhor. Isso se tornou um pouco inadmissível para mim. O primeiro passo foi deliberar mudar. Coloquei a meta de gravar vídeos, falar em público, me expor. A consistência do dia em seguida dia fez os resultados começarem. Nunca tive talento, mas treinei muito. Hoje, ninguém nota diferença.
Quais dicas você daria nesse sentido?
Reforçaria: deliberar, agendar, satisfazer. A partir daí, lembrar do nosso propósito para não dar mais ouvidos ao pavor e a vergonha e assim desistir ou procrastinar: dar visibilidade aos bons.
Porquê transmudar seguidores em clientes que compram efetivamente seu resultado ou serviço?
O sigilo está na narrativa e na notícia premeditado. Se você quer vender, precisa relembrar que todo cliente vive uma jornada entre deslindar seu negócio até comprar e, evidente, recomprar. Por isso, conte sua história, apresente-se, explique seus produtos e serviços e as diferentes formas de uso, repita essa divulgação para que se torne marcante, mostre feedback e depoimentos de clientes satisfeitos, e reforce relacionamento, pois um cliente finalizado custa 25 vezes mais barato do que um novo cliente.
Quais os maiores erros que donos de pequenos negócios cometem em seu marketing do dedo?
Não chegar e fazer panfletagem do dedo. Sabor desse termo porque ele deixa muito evidente o quanto essa é uma interrupção da jornada de compra. Vamos fazer a semelhança com o mundo real: você está lá, caminhando, pensando nas coisas que tem para fazer e alguém interrompe isso, aquela obrigação de pegar um panfleto que, por estar fora de contexto, você não dá influência. Para ter resultados, precisamos estar inseridos nessa narrativa, nesse contexto. De forma muito prática, é o famoso “racontar a historinha “. Guie seu cliente pela sua história, sua marca, seus produtos, sua equipe, seus serviços, seus diferenciais. Ele não tem esfera de cristal para presumir isso se as informações não saem de dentro da empresa. O óbvio precisa ser dito. Quando você não aparece e simplesmente posta, ao invés de fazer uma estratégia, você está entregando panfletos aos seus seguidores. Você será ignorado. E, no final, dá praticamente o mesmo trabalho de fazer uma estratégia de forma premeditado. Dedique-se ao seu marketing, ele te fará vender mais e melhor e proporcionará ao seu negócio lucrar o mundo. É sobre isso!
O chat GPT, muito porquê a perceptibilidade sintético de forma universal, pode mais ajudar ou mais atrapalhar o empreendedor brasílio?
Objecto multíplice e com muitas camadas. Precisamos ser responsáveis para não falar de forma generalista e olvidar de particularidades. A perceptibilidade sintético acabará com determinadas funções e empregos. Porém, do ponto de vista de marketing, é uma poderosa aliada. Ela não substitui a perceptibilidade humana, mas pode ser o primeiro passo. Através do chat G PT é verosímil iniciar uma publicação para a qual estamos sem inspiração e depois refinar, melhorar. Também é verosímil trazer mais para o teor, principalmente com informações que você ainda não tinha. Porém, é uma utensílio. O que irá mandar sua eficiência é a perceptibilidade de quem a utiliza. Semelhança cá é dar um martelo: pode ser uma utensílio ou uma arma, depende de quem usa. Mesmo porquê utensílio, se mal empregada, não trará resultados. Os empreendedores podem usar o chat GPT para redigir textos, materiais ricos, anúncios. Porém, não esqueça de refinar, revisar e incluir as histórias que só você conhece. Caso contrário, você tem teor, mas sem núcleo e, por consequência, não conecta.
O que você diria para empreendedores brasileiros sobre o horizonte do marketing do dedo?
Que ainda é um mar de oportunidades. Porquê empreendedora, sei o poder que isso tem. É justamente isso que buscamos, oportunidades ainda pouco exploradas, onde não temos tanta concorrência e podemos nos evidenciar. Não é milagre, mas com estratégia e consistência, os resultados vêm. Deixar o do dedo para depois não nos aproxima de nossos resultados. Se joga!