São Paulo
Madonna compartilhou sua celebração com o relançamento do polêmico mercantil da Pepsi, 34 anos depois ter sido precito da mídia. A marca exibiu a propaganda estrelada pela cantora na última terça-feira (12), durante o VMA (Video Music Awards) 2023.
“34 anos detrás, eu produzi um mercantil com a Pepsi para comemorar o lançamento da minha música ‘Like a Prayer'”, escreveu a cantora no X, ex-Twitter. Em 1989, ela trabalhou com a marca no clipe, lançado no Grammy Awards daquele ano, que virou polêmica entre grupos religiosos.
No clipe, Madonna vê uma mulher branca sendo agredida por um grupo de homens brancos e um varão preto sendo recluso pelo delito depois tentar ajudar a vítima. A personagem foge para uma igreja na tentativa de conseguir ajuda. Em seguida, cenas mostram dançarinos usando crucifixos e cruzes em chamas.
A representação causou indignação entre religiosos e chegou a ser condenada pelo Vaticano. A Pepsi acabou retirando o mercantil de circulação e cancelou o contrato de US$ 5 milhões (tapume de R$ 25 milhões) com a cantora, apesar de ter obtido aproximadamente 250 milhões de espectadores em mais de 40 países.
Na terça-feira, o mercantil foi exibido no VMA, em comemoração aos 125 anos da marca de refrigerantes. “Obrigada, Pepsi, por finalmente perceber a genialidade da nossa colaboração”, agradeceu a cantora. “Os artistas estão cá para perturbar a sossego”, completou.