São Paulo
Fundador da banda RPM, Luiz Schiavon podia ser visto na tela da Mundo semanalmente entre 2004 e 2010, era em que que foi diretor da filarmónica do programa Domingão do Faustão. Morto nesta quinta-feira (15) aos 64 anos, vítima de uma doença autoimune, ele foi também um dos coautores do jingle do quadro Videocassetadas: “Sorria, tire a tristeza dessa rostro, celebre que o tempo não para, o bom da vida é ser feliz…”. A música foi escrita junto com Luciana Cardoso, esposa de Faustão.
O convívio de seis anos os aproximou. Schiavon não escondia sua espanto pelo apresentador e costumava exaltar o modo porquê ele comandava a atração. Em uma entrevista em 2019 ao jornal O Dia, Schiavon afirmou que o carisma de Fausto era o que garantia o sucesso do Domingão. “É impressionante porquê pensa rápido mesmo quando alguma coisa sai do controle, o que num programa ao vivo é generalidade”, disse.
“Ele usa músicos, bailarinas e outros profissionais porquê uma espécie de ‘escada’ para dar uma quebrada no ritmo, provocar situações engraçadas e percutir esfera sobre assuntos que estão na tarifa. Mas faz isso com muita sensibilidade”, disse ainda Schiavon.
O apresentador chegou a ser processado em 1995 pelo câmera Ivalino da Silva, o Gaúcho, uma das tais “escadas” de Fausto para suas graças. Chamado de “corno”, “galã de velório” e “tarado do asfalto”, entre outras classificações pouco edificantes, Gaúcho entrou na Justiça contra o ex-patrão e venceu a pendenga judicial, que se arrastou por oito anos.
Schiavon também era níveo das piadas de Faustão, mas nunca se queixou de nenhum glosa a seu saudação. “Não me lembro de ter ficado em uma situação constrangedora. As brincadeiras são sempre feitas com bom humor e muita ensino”, disse, há quatro anos.
O trabalho do músico na Mundo não se restringiu ao Domingão do Faustão. Schiavon foi o responsável pelas trilhas sonoras das novelas Rei do Manada, Terreno Nostra, Esperança e Cabocla.
“‘O Rei do Manada’, a trilha vendeu 5 milhões de cópias. Foi a mais vendida da história”, lembrou o compositor, em 2020. “Foi uma brutalidade impressionante. De vestimenta, a romance era fantástica, o enredo e a trilha também. Humildemente, a sinceridade era muito permitido também”.