O mundo dos doces há muito tempo conquistou o paladar das pessoas, mas, mais recentemente, vem invadindo também o universo da formosura. Produtos inovadores uma vez que blush com textura de gelatina, gloss com sabor de projéctil e hidratantes corporais com cheiro de chiclete estão ganhando popularidade.
Essas criações não só despertam os sentidos, mas também unem experiência, aromas e sabores com a memória afetiva, criando uma conexão emocional com o público. Assim, a combinação entre o prazer sensorial dos doces e os cuidados pessoais transforma o cotidiano em uma experiência ainda mais envolvente e nostálgica.
Inspirada no movimento gourmand, ou seja, produtos com ativos que fazem secção da nossa sustento, a tendência impulsiona empresas a repensarem suas fórmulas e a experiência sensorial dos cosméticos, transformando o autocuidado em um momento único de prazer, felicidade e satisfação. Um dos compostos favoritos da indústria para despertar essa sensação é o chocolate.
Tendência positiva para o mercado da formosura
Segundo Renata Canonici, CEO da Fenzza, que viralizou nas redes sociais com a coleção ChocoFun por fazer referência a doces chocolatudos, acredita que as pessoas estão buscando novidades que ofereçam mais do que formosura. “É uma oportunidade estratégica aproveitar essa tendência para se ressaltar e atrair consumidores que valorizam não exclusivamente a eficiência das formulações, mas também a experiência envolvente que eles proporcionam”, explica.
Essa expectativa não é por menos: o mercado da formosura no Brasil tem surpreendido com os números positivos e deve crescer em US$ 580 bilhões até 2027, segundo Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). A zero, que representa um prolongamento de 6% ao ano, coloca o setor em sua maior marca superavitária dos últimos dez anos.
Valia da embalagem
Além de fórmulas que refletem o poder da novidade geração de consumo e da internet, embalagens cada vez mais criativas são responsáveis por aligeirar a compra no ponto de venda. “Optamos por um design que destaca o chocolate de forma envolvente, com elementos visuais que simulam o gula escorrendo para trazer uma sensação de prazer desde o primeiro contato”, ressalta Renata.
Se o chocolate está no núcleo das atenções, imagine quando os holofotes chegarem aos outros itens do cardápio das confeitarias? Certamente, o mercado da formosura só tem a lucrar.
Por Caroline Cristina