O diretor-técnico do Sebrae Vernáculo, Bruno Quick, visitou, nessa terça-feira (7), o DFactory, hub de inovação industrial de Barcelona, projetado para atrair cidades, empresas e startups que vão revolucionar a indústria do porvir. O Sebrae está presente na capital espanhola para participar do Smart City World Congress, que é assinalado uma vez que o maior e mais influente evento do mundo sobre inovação urbana. A comitiva brasileira, composta por representantes do Sebrae Vernáculo, do Sebrae de 12 estados e da Associação Vernáculo de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI) também compareceu a encontro promovido pelo World Trade Center Barcelona.
Na visitante à Zona Franca de Barcelona, Bruno Quick foi recebido por Mateo Valero, doutor em Engenharia, professor e diretor do Núcleo Vernáculo de Supercomputação. O investigador defendeu a Perceptibilidade Sintético (IA) e a supercomputação para resolver problemas complexos no mundo contemporâneo, uma vez que as mudanças climáticas. Mateo destacou que as ferramentas de IA também podem ser aplicadas às smartcities, usando uma vez que exemplo a própria metrópole espanhola, podendo solucionar dois dos maiores gargalos dos grandes centros urbanos: qualidade do ar e mobilidade.
Mateo Valero ainda avaliou que, na Europa, os supercomputadores custam muito dispendioso e que nenhum deles tem hardware europeu. Por essa razão, criou-se a Empresa Geral Europeia de Computação de Superior Desempenho (European High Performance Computing Joint Undertaking), visando ajudar os países a comprarem hardware europeu e tentar desenvolver tecnologia europeia. Mateo também falou sobre a Openchip, que nasceu com o objetivo de desenvolver chips e por meio da qual os espanhóis esperam gerar milhares de empregos e formar novos engenheiros para o país, conectando diferentes universidades.
Com visão direcionada ao segmento, o diretor Bruno Quick destacou: “Os pequenos negócios enfrentam uma pressão permanente para se adaptarem rapidamente às mudanças em curso no planeta. A demanda por inovação é cada vez maior porque os desafios que enfrentamos exigem respostas objetivas e rápidas”. Segundo ele, o Smart City Expo World Congress é uma vitrine de experiências comprovadas e já implementadas em outros países e que aceleram uma revolução urbana inteligente e centrada no ser humano.
As MPE possuem papel estratégico nas ações de revitalização urbana com inovação, além de abrirem portas e gerarem tarefa e renda.
Bruno Quick, diretor-técnico do Sebrae Vernáculo.
A missão técnica em Barcelona inclui, além da participação no Congresso, agendas com foco em projetos de tecnologia e inovação, uma vez que incubadoras, reuniões bilaterais com importantes empresas que oferecem soluções urbanas, encontros políticos e de negócios, diálogos com empresários catalães e reuniões com instituições internacionais.
World Trade Center Barcelona
Também nessa terça-feira (7), a diretoria do Sebrae participou de jantar no World Trade Center Barcelona. No encontro, estavam presentes o CEO da Global Business, Carlos Olsen; o CEO do Região de Inovação 22@Barcelona, Josep Miquel Piqué; o Presidente da Câmara de Negócio Brasil-Cataluña, Javier Mirallas; a VP de Negócios para Instituições Públicas e Tecnologias, Mariela Andrade Dias, entre outras autoridades.
Falando em nome dos integrantes da missão do Sebrae em Barcelona, o diretor Bruno Quick descreveu a cidade espanhola uma vez que uma referência para o Brasil e o mundo. “Há muito tempo o Sebrae reconheceu o papel das cidades para a melhoria das condições de vida da população. Para que os pequenos negócios possam prosperar, eles precisam de um envolvente adequado. E essas interações acontecem no município, que é o Estado presente de forma mais próxima na vida das pessoas. Nesse sentido, Barcelona tem muito a nos ensinar”, comentou.
“O Sebrae está cá para levar a experiência de Barcelona e das cidades inteligentes para nosso programa Cidade Empreendedora, que já conta com a adesão de 2.300 municípios de todo o Brasil. Nesse momento, operamos 200 ecossistemas de inovação, em diferentes estados a partir do exemplo que tivemos cá”, acrescentou Bruno.