Meu Pé de Árvore é a empresa que participa do primeiro incidente da websérie Inova Amazônia, do Sebrae Pátrio. A startup, desenvolvida em Porto Velho (RO), viabiliza o financiamento de pessoas e empresas parceiras para restauração de ecossistemas amazônicos com o esteio de agricultores familiares e comunidades da região. “É uma restauração social. Ajudo os produtores familiares a criarem uma renda extra restaurando uma dimensão degrada”, explica Diogo Hungria, biólogo e empresário.
Ele conta que a Meu Pé de Árvore disponibiliza mudas, insumos e assistência técnica para os agricultores locais. “Não restauramos somente um ecossistema, mas as pessoas também”, completa. Com isso, empresas parceiras financiam o replantio que possibilitam manter viva a biodiversidade da floresta. “Em nove hectares, há agricultores parceiros que conseguem tirar renda maior do que um cultivador tradicional com 120 hectares de dimensão produtiva”, relata Diogo.
Além da história da empresa Meu Pé de Árvore, a websérie abordará a o desenvolvimento de outras sete iniciativas que participaram do Inova Amazônia. São elas: Deveras, Gin Luar, Bio6, Acmella, D’Amazônia, Biotech Mudas e Hylaea.
Inova Amazônia
É um programa de geração e desenvolvimento de negócios da bioeconomia na Amazônia que visa fomentar o prolongamento econômico com inovação, sempre em simetria com a natureza. A ação reúne o que há de mais inovador e atua para promover o desenvolvimento territorial.
Assim, o Sebrae espera estimular os empreendimentos e novos negócios a pesquisar e utilizar, conscientemente, a biodiversidade. Esse incentivo significa juntar ciência e tecnologia para a geração de negócios que buscam o lucro, mas respeitando a natureza e os recursos naturais.
“O Programa Inova Brasil, olhando e tentando entender a verdade sítio, mudou tudo. Quando o Inova Brasil veio com essa questão de respeitar o tempo da floresta, fez toda a diferença”, reforça Diogo Hungria.