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Inova Amazônia – Módulo Ideação seleciona ideias de negócio relacionados à bioeconomia | ASN Nacional

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O Sebrae está lançando edital para selecionar projetos de inovação do programa Inova Amazônia – Módulo Ideação. Podem participar propostas com potencial de inovação que incorporem novas tecnologias aos setores relacionados à bioeconomia nos nove estados da Amazônia Permitido: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Os interessados têm até o dia 17 de agosto para subordinar suas propostas inovadoras.

No ano pretérito, o edital contemplou oito estados da Amazônia, com a escolha de 50 projetos por estado. Diferentemente de 2022, a seleção contará com uma novidade estratégia leste ano, que é a subdivisão do programa em módulos independentes, com objetivos diferentes, definidos por maturidade empresarial do público-alvo.

Assim, o primeiro módulo, dos quais foco é a ideação, destina-se a pessoas físicas, potenciais empreendedores, empresários e pesquisadores que ainda precisam validar seu resultado antes de lançá-lo no mercado. Eles receberão capacitação e mentoria, além da indução à formação de redes de contato e conexão com o mercado. Já o segundo módulo abrange negócios em operação e formalizados. Nesse grupo, o foco é induzir o lucro de mercado (tração) e prepará-los para a escalabilidade, inclusive internacionalmente.

“No edital de ideação, selecionaremos 20 projetos por estado. Buscamos fazer surgir novos negócios e ampliar a base de empresas que atuam com inovação em bioeconomia na Amazônia”, explica o gestor do Inova Amazônia no Sebrae, Thyago Gatto.

A meta da instituição é incentivar novos modelos de negócio que tenham uma vez que premissa a preservação, conservação ou utilização sustentável de recursos naturais da Amazônia Permitido. Ou por outra, o Inova Amazônia contribui para a geração de um cenário favorável para o surgimento de startups que tenham maior valor associado e intensidade tecnológica e que possam se estabelecer na região.

Os três projetos do módulo de ideação com melhor avaliação por estado serão premiados com valores de R$ 30 milénio, R$ 20 milénio e R$ 10 milénio para o primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Cashback de árvores

A Treeback foi um dos negócios selecionados no edital do Inova Amazônia do ano pretérito. A startup nasceu em Roraima, no coração da Amazônia brasileira, e atua com a recuperação florestal das áreas degradadas por meio de ferramentas que possibilitam a conversão, em árvores plantadas, de comissões de marketing por indicação de compra nas maiores lojas on-line do Brasil e do mundo.

O CEO da empresa, Antônio Amaury Moraes Cerqueira, explica o que ele labareda de “cashback de árvores”. “Desenvolvemos uma forma simples para ajudar a reflorestar a Amazônia. Basta comprar on-line nas lojas parceiras – uma vez que Aliexpress, Americanas, Magalu, Amazon, Nike, Dafiti, Centauro, C&A, entre outras –, através da Treeback, para lucrar cashback em árvores plantadas. Ao comprar, o usuário recebe um chegada para seguir o plantio da sua árvore, geolocalização, espécie e imagem da muda plantada”, explica o empresário.

Inova Amazônia

O Inova Amazônia é uma estratégia focada em fomentar, estribar e desenvolver pequenos negócios, startups, empreendimentos e ideias inovadoras alinhadas à bioeconomia, que tenham uma vez que premissa a atuação direta ou indireta para preservação ou uso sustentável dos recursos da biodiversidade do bioma Amazônia. A iniciativa tem uma vez que objetivo gerar novos negócios, associar valor às empresas existentes e fortalecer o ecossistema de bioeconomia amazônico, por meio da inovação, da sustentabilidade e da conexão entre empreendedores da região e empreendedores de outras localidades.

Criado em 2021, na sua primeira edição, o Inova Amazônia contou com mais de 800 inscrições de diversos estados brasileiros – desse montante, 400 ideias foram selecionadas para a primeira temporada e 230 negócios continuaram na segunda temporada. A primeira edição do programa foi encerrada ao final de 2022.

Principais números da primeira edição:

  • 17% depositaram patente;
  • 22% receberam investimento;
  • 31% iniciaram processo de internacionalização;
  • 56% ampliaram equipe; 
  • 62% aumentaram faturamento;
  • 90% desenvolveram novos produtos.
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