O Sebrae e a Fundacentro realizam parceria para o desenvolvimento e concepção de projeto piloto de inclusão produtiva – o Projeto Ninho. O projeto tem por objetivo duelo o guarida de jovens economicamente e socialmente vulneráveis, apoiando o primeiro voo rumo ao mundo do trabalho e ao empreendedorismo. Durante o ano de 2023 os jovens frequentarão as dependências do Sebrae Pernambuco, por 30 horas semanais, para desenvolvimento de competências em Empreendedorismo e Inovação, Saúde e Segurança do Trabalho e Linguagem Computacional.
O projeto foi iniciado em janeiro deste ano com o módulo Empreendedorismo e Inovação e finalizado em 27 de março. De abril a outubro os jovens serão capacitados em saúde e segurança do trabalho e linguagem computacional. Logo posteriormente, os jovens passarão por uma lanço de duelo , onde os jovens irão desenvolver produtos, processos ou serviços e inovação na dimensão da Saúde e Segurança do Trabalho (SST), que tragam soluções na rotina dos pequenos negócios e indústria. O Sebrae Vernáculo está realizando monitoramento e avaliação de impacto do projeto com vistas a geração de uma solução voltada para leste público e a naturalização.
“Os jovens terão condições de percorrer uma trilha de incubação e aceleração (com mentoria) que vai oferecer o ferramental necessário para aprimoramento de suas competências técnicas e comportamentais. Esse projeto tem um potencial maravilhoso que gera inclusão produtiva e impacto social, além de desenvolver os jovens em um campo tão promissor e que tem falta de profissionais qualificados que é a tecnologia da informação”, afirma Ana Santos, crítico de Políticas Públicas do Sebrae.