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Hurb: Latam suspende venda de passagens e cobra dívida – 31/05/2023 – Mercado

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A Latam suspendeu a emissão de passagens compradas pelo Hurb e acionou a Justiça contra a plataforma de viagens para cobrar dívida de R$ 10,78 milhões, segundo enviado desta quarta-feira (31).

Somando multas e honorários, o valor em disputa sobe para R$ 13,61 milhões, segundo a empresa informou à Justiça, em ação do último dia 24.

A companhia aérea também pede em liminar que as contas do Hurb sejam bloqueadas para prometer o pagamento.

As viagens já programadas com bilhetes emitidos pelo Hurb serão honradas, segundo nota da Latam enviada à reportagem. “A companhia reforça que não cancelou nenhum deles.”

Procurado pela Folha, o Hurb afirma que ainda não foi notificado pelos meios oficiais e, por questões legais, não comenta sobre a ação. “Estamos à disposição das autoridades para prestar quaisquer esclarecimentos.”

De concórdia com o processo da Latam contra o Hurb, a plataforma de viagens não liquidou quatro compras feitas entre março e abril. A última delas venceu em 10 de abril.

No dia 18 daquele mês, a Latam notificou a dívida ao Hurb, que a reconheceu. Assim, novidade data de vencimento foi definida para 21 de abril, segundo a empresa. Depois desta data, o Hurb teria deixado de responder aos emails à Latam, que buscou a via judicial.

Na terça-feira (30), o Hub demitiu 40% de seus 1.000 funcionários, um dia posteriormente a Senacon (Secretaria Pátrio do Consumidor), vinculada ao Ministério da Justiça, instituir que a plataforma de viagens suspendesse a venda de pacotes flexíveis.

Os pacotes flexíveis, em que clientes determinam unicamente fado, sem definição da data de viagem, são a principal nascente de receita do Hurb. A plataforma de viagens teve um boom de procura durante a pandemia, quando era difícil fixar datas para voos e acomodações.

Em 2023, hotéis e pousadas vieram a público reclamar de calotes do Hurb e começaram a cancelar reservas de clientes da dependência de viagens virtual. Na ocasião, o então chefe-executivo da companhia, João Ricardo Mendes, renunciou ao incumbência depois de xingar consumidores em redes sociais. Otávio Brissant assumiu a posição.

Em encontro com a Senacon, no último dia 22, Brissant garantiu que todas as pessoas que compraram pacotes flexíveis iriam viajar. O Hurb se encontrou com diretores da secretaria para apresentar um projecto de viabilidade de seus negócios.

O documento foi considerado insuficiente pela Senacon. O bloqueio da venda dos pacotes flexíveis veio na sequência, para proteger os consumidores, segundo o secretário Pátrio do Consumidor, Wadih Damous.

O site do Hurb ainda ofertava pacotes flexíveis nesta quarta. Em nota enviada à Folha na segunda (29), a plataforma de viagens disse à reportagem que não foi notificada pela secretaria e que, por questões legais, não comenta o processo.

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