Início Gastronomia guia completo de combinações aromáticas na cozinha

guia completo de combinações aromáticas na cozinha

27
0



A combinação de temperos, também conhecida uma vez que formação aromática, é um conjunto de preparações cuidadosamente elaboradas com vegetais, ervas e especiarias. Essas misturas têm uma vez que objetivo principal proporcionar um sabor irresistível, aromas envolventes e texturas agradáveis aos caldos, fundos e outros preparos culinários.
Imagine-se explorando a arte culinária, adicionando sabores, aromas e aprimorando a ar dos seus pratos. Para isso, que tal aprender mais sobre essas poderosas composições aromáticas? E assim, desvendar os mistérios dos temperos usados em cozinhas profissionais. Com estas dicas, você poderá elogiar suas criações gastronômicas a um novo nível de sabor e delícia.

Combinações básicas

De início, vamos encetar pelos vegetais básicos: cebola, cenoura e alho-poró. Esses ingredientes são muito utilizados nas composições aromáticas, devido aos seus sabores e aromas únicos. E para liberar os sabores e aromas, que se misturam aos líquidos, eles podem ser refogados ou tostados junto aos preparos.
As ervas, uma vez que salsa, tomilho e alecrim, também são importantes nas composições, por trazerem um frescor e sabor herbáceo, que adicionam complicação e estabilidade aos pratos. Ou por outra, temos as especiarias, uma vez que pimenta-do-reino, cravo e canela, que são usadas para promover gustações e fragrâncias intensas às preparações. Nestes casos, são utilizadas pequenas quantidades para realçar e, somente, complementar os outros ingredientes.
Portanto, ao combinar esses e outros ingredientes aromáticos, podemos obter diversas preparações cheias de sabor e profundidade, e assim respeitar uma comida maravilhosa com quem a gente nutriz!

Principais combinações aromáticas

A seguir, você irá saber as principais combinações utilizadas nas cozinhas profissionais:

  • Salmoura: uma técnica em que o sal é utilizado para marinar o maná ou temperá-lo durante o decocção. Você pode infligir o sal de diferentes formas, uma vez que polvilhando-o (sal fino ou grosso) ou esfregando-o (sal grosso). Ou por outra, você pode ampliar vegetais, ervas e especiarias para realçar cada mordida. Para aprender melhor sobre a técnica, confira uma vez que fazer salmoura.
  • Vinha d’alhos: uma marinada feita com vinho ou vinagre diluído, salmoura e uma combinação de temperos uma vez que alho, cebola, pimenta em grãos, entre outros ingredientes, que trazem um toque próprio às suas marinadas.
  • Mirepoix: são vegetais aromáticos utilizados na culinária para produzir pratos cheios de sabor, cor e com uma bela apresentação. Normalmente, utiliza-se uma proporção de 1/4 de cenoura, 1/4 de salsão e 2/4 de cebola. Para mais informações, confira uma vez que fazer mirepoix.
  • Matignon: uma versão da mirepoix na qual adicionamos, além dos vegetais, a gordura bicho, uma vez que bacon ou presunto. Essa mistura é utilizada para promover um sabor ainda mais marcante aos preparos.
  • Purês: vegetais e legumes aromáticos e coloridos, que são reduzidos a purês e adicionados aos pratos com o intuito de patentear sabores e proporcionar uma ar ainda mais deleitável.
  • Bouquet Garni: uma combinação de salsão, cenoura, salsinha e funcho (erva-doce), amarrados juntos. Essa mistura é colocada em fundos, molhos ou sopas, e retirada ao final, incrementando sabores e aromas formidáveis. Os ingredientes do bouquet podem variar de convénio com a região ou seu sabor. Confira os segredos de uma vez que fazer Bouquet Garni e aproveite para deixar seus pratos mais sofisticados.
  • Sachet d’épices: uma mistura de alho, folha de louro, pimenta em grão e talo de salsinha, envolvidos em um tecido fino. Assim uma vez que o bouquet, o sachet d’épices é retirado posteriormente ser utilizado para temperar o prato.
  • Cebola Brulée: uma cebola cortada ao meio e tostada em uma placa ou frigideira. Além de trazer um toque defumado ao prato, ela também intensifica a coloração de fundos e molhos escuros.
  • Cebola Piquée: cebolas descascadas e cortadas ao meio, com um pequeno galanteio lateral no qual é espetado uma folha de louro e dois cravos-da-índia, um de cada lado do galanteio. Essa combinação é muito utilizada no preparo do molho bechamel e de algumas sopas, trazendo um olor delicioso e cremosidade incomparável.
  • Herbes de Provence: uma mistura tradicional de ervas que geralmente contém alecrim, manjericão, manjerona, louro e tomilho. Ou seja, uma explosão de sabores e aromas incríveis. Às vezes, você também pode incluir folhas de lavanda e, assim, trazer uma refrescância maravilhosa ao prato.

Cada uma dessas técnicas tem um papel único na culinária, seja na geração de fundos ricos e saborosos, molhos cremosos e aromatizados ou temperos que vão transformar suas receitas. Ao dominar essas habilidades, você terá o poder de proporcionar uma experiência gastronômica incrível a si mesmo e aos seus convidados.

Agora é o momento de soltar sua originalidade na cozinha e testar todas essas técnicas e misturas. Deixe seus sentidos guiarem suas mãos e permita-se produzir pratos com sabores e aromas surpreendentes. Aprecie cada momento do processo e descubra uma vez que essas técnicas podem transformar sua experiência gastronômica em alguma coisa verdadeiramente fenomenal. Está pronto para explorar o mundo da culinária e encantar seu paladar? Vem com a gente!

Artigo anteriorKhloé Kardashian fala sobre vínculo com os filhos – 09/06/2023 – Celebridades
Próximo artigoZé Celso se casa em cerimônia com protesto contra Silvio Santos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui