No universo dinâmico dos negócios, surgem exemplos de empresários que não unicamente abraçam o espírito empreendedor, mas também demonstram capacidade de adaptação e resiliência. Marcos Riqueza é um desses. Paranaense, ele personifica uma história de sucesso que destaca a interseção da mobilidade urbana e a estratégia de fusão empresarial.
Há aproximadamente dois anos, o Sebrae/PR acompanha a trajetória de Marcos Riqueza uma vez que um empreendedor que se tornou sinônimo de visão e inovação no contextura dos negócios. Sua empresa, a Two Dogs, dedicava-se principalmente à mobilidade urbana e à sustentabilidade, através da importação e distribuição de patinetes, skates e bicicletas elétricas. Porém, um repto significativo ameaçava seu caminho.
No término do ano pretérito, a empresa paranaense, instalada na capital do estado, deparou-se com um momento crítico em sua jornada empresarial. Mudanças na legislação e nas regras tributárias aliadas a uma crise econômica no varejo, praticamente, inviabilizaram a empresa. Marcos e sua equipe sabiam que, se não encontrassem uma solução, sua operação teria que ser paralisada.
Partiram para uma solução inovadora: uma fusão com uma indústria sediada em Manaus (AM). O Sebrae ofereceu suporte ao processo de fusão, desde consultorias especializadas até a assessoria jurídica e a consultoria de gestão, contribuindo para a consolidação desse empreendimento perigoso.
“O Sebrae, em todas as fases da nossa empresa, sempre desempenhou um papel importante. Há muitos anos, utilizamos os recursos disponíveis, porém, mais recentemente nos possibilitou ter entrada a recursos e profissionais que fizeram e fazem segmento do nosso momento. Conseguimos elaborar um estudo de mercado, erigir um projecto de marketing, desenvolver um projeto de fusão e muito mais”, afirma Marcos.
Em 2023, a Two Dogs e a Drop, pioneiras no mercado de mobilidade elétrica, inovação e sustentabilidade, anunciaram a fusão e formaram o Grupo DBS. Com o processo de fusão finalizado, a Two Dogs se reposicionou no mercado. Sob novidade gestão, a expectativa de incremento das marcas é de 33% em 2023 e de geminar o faturamento em 2024.
Com uma fábrica conjunta em Manaus, estarão presentes em quase 200 pontos de vendas e contam com mais de 140 assistências parceiras, visando um público maior além das regiões já atendidas.
A fusão das marcas acontece para que o atendimento ao cliente seja rebuscado e para que ambas obtenham sucesso no contextura de pesquisa e desenvolvimento dentro do mercado. Líderes no mercado de inovação e mobilidade elétrica no Brasil, a Two Dogs e a Drop buscam unir forças e expandir seus espaços comerciais.
“O Sebrae está junto da Two Dogs para apoiá-la em seus desafios. Fazemos isso por meio de um seguimento personalizado e pela oferta de soluções desenhadas sob medida para atender às necessidades da empresa, em seus diferentes momentos. Esse protótipo de relacionamento, próximo e altamente especializado, tem trazido grandes resultados para nós e para nossos clientes”, analisa a coordenadora de Indústria do Sebrae/PR, Suelen Luiz Gibellato Suzuki.
Do skate para o patinete
A empresa Drop, que iniciou a produção de skates nacionais em 2003, apresentou o primeiro patinete elétrico do Brasil, em 2009. Atualmente, atua em diversos segmentos, uma vez que artigos esportivos, veículos recreativos, mobilidade elétrica, brinquedos, máquinas, ferramentas e artigos de informática.
Para Marcos Riqueza, a fusão representou um passo ousado para ele e para os outros sócios, Ricardo Ducco e Sérgio Morsa, mas necessário, em meio aos desafios que os empreendedores de pequenos negócios enfrentam.
“Muito da base para a tomada de decisão para a fusão está relacionada a várias dificuldades que o empreendedor enfrenta e à visão de horizonte que tínhamos. Ficou simples que não conseguiríamos sozinhos e precisaríamos nos unir para ter mais força e robustez”, reconhece.
Para ele, o Brasil e o mundo passam por uma mudança de paradigma, onde as pessoas buscam por mais tempo, lazer e saúde. E essa mudança vai refletir no modo uma vez que a população se locomove.
“Hoje, somos um grupo com uma fábrica que produz nossas marcas e, para terceiros, com duas marcas próprias. Isso nos dá uma perspectiva positiva de horizonte, buscaremos capital para melhorar a risco de produtos, reunir e inovar em tecnologia e no protótipo de negócios e, principalmente, açodar o incremento do mercado de mobilidade no Brasil”, completa Riqueza.