Empresa que administra a traço quer ser liberada da exigência de instalar sistemas de travamento meão nos vagões, alegando custos altos. O Expresso de Hogwarts aparece no filme Harry Potter e a Câmara Secreta
EVERETT COLLECTION/ ALAMY
As viagens no trem a vapor do Harry Potter podem ser interrompidas se a Justiça rejeitar um pedido da empresa que administra a traço.
A West Coast Railways (WCR), que opera a rota, quer ser liberada da exigência de instalar sistemas de travamento meão nos vagões.
Os proprietários do Jacobite – que se chamava Expresso de Hogwarts nos filmes do bruxo – disseram que a implementação das novas medidas poderia custar 7 milhões de libras, o equivalente a R$ 43,2 milhões.
Um julgamento sobre o caso deve ocorrer em janeiro.
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O trem opera em uma das rotas ferroviárias mais emblemáticas da Escócia – de Fort William a Mallaig – de março a outubro.
Ele atravessa o viaduto Glenfinnan, que se tornou atração para uma novidade geração de turistas em seguida ser apresentado no filme Harry Potter e a Câmara Secreta.
Murado de 750 pessoas por dia viajam até o término da traço em Mallaig todos os dias na subida temporada. E muitos outros visitantes vão testemunhar o trem passar.
O serviço teve uma isenção concedida pelo escritório governamental responsável por ferrovias e rodovias, o que permitiu a ininterrupção da traço.
O órgão previa duas isenções de dez anos às regras sobre porquê as portas dos vagões devem ser trancadas enquanto o trem estava em movimento. A última isenção expirou em 31 de março de 2023.
Depois uma inspeção em julho, o órgão citou problemas com procedimentos nas fechaduras das portas e afirmou que a West Coast Railways estava colocando os passageiros “em risco de ferimentos pessoais graves”.
Em agosto, a traço obteve uma isenção temporária.
Depois uma audiência de dois dias no Tribunal Superior na semana passada, a empresa aguarda agora uma decisão que poderá instaurar se o trem a vapor voltará a operar.
Viaduto percorrido pelo trem fica entre Fort William e Mallaig
GETTY
‘Negócio dispendioso’
A empresa disse que juntar sistemas de trava aos tradicionais vagões com portas da dezena de 1950 custaria tapume de 7 milhões de libras, o que corresponderia a respeito de dez anos de lucro.
Em declarações ao jornal The Herald, o gerente mercantil James Shuttleworth disse: “Nossa intenção é continuar a governar o trem, mas se tivermos que instalar fechaduras nas portas, será um negócio dispendioso”.
A empresa forneceu à Warner Bros a locomotiva e os vagões usados na série de filmes Harry Potter.
O trem faz duas viagens por dia utilizando algumas das mesmas carruagens mostradas nas filmagens.
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