O humorista Fábio Porchat causou polêmica nas redes sociais nessa terça-feira (16/5), depois ter saído em resguardo do humorista Leo Lins, que foi proibido pela justiça de fazer piadas com minorias.
A decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) atende a um pedido do Ministério Público de São Paulo, que alegou que o Leo Lins estaria “reproduzindo discursos e posicionamentos que hoje são repudiados”, porquê piadas sobre escravidão, perseguição religiosas e pessoas com deficiência.
O tribunal ainda determinou que Lins apague de seu meato no Youtube um vídeo publicado no final de 2022 que contava com mais de 3 milhões de acessos.
0
Solidário a Leo Lins, Fábio Porchat compartilhou reportagem sobre o processo e disparou: “Isso cá é uma vergonha! Incabível!”.
Isso cá é uma vergonha! Incabível! https://t.co/UORUkpro2b
— Fabio Porchat (@FabioPorchat) May 16, 2023
O posicionamento dividiu opiniões. “Achei foi pouco. Piada com minorias nos dias em que vivemos não dá pra aturar mais. É sempre um hetero branco defendendo essas coisas. Achei muito feito! Kd aquele seu oração sobre “não precisamos rir das minorias”? Foi pra parecer legítimo? Recusa, Fabio”, escreveu a drag queen Pietra Parker.
“O ano é 2023. Tem piada que hj em dia é inadmissível. Dá pra ser engraçado sem ofender ninguém. A ofensa e o palavrão são muletas fáceis para humoristas ou comediantes sem talento, apelativos”, opinou uma internauta.
Também teve internauta que resgatou vídeos em que Fábio Porchat critica piadas preconceituosas. “Tua rosto nem treme né?”, questionou um usuário do Twitter. Veja:
Tua rosto nem treme né? pic.twitter.com/h3da8dt09B
— Dom (@domlancellotti) May 17, 2023