O Exporta Mais Brasil, programa da Filial Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil), encerrou sua participação em Goiânia com a expectativa de quase R$ 9 milhões em negócios para a indústria de cosméticos. Entre os dias 16 e 20 de outubro, nove compradores internacionais estiveram na cidade para saber de perto os produtos e serviços de 31 empresas brasileiras representantes do setor.
Goiás abriga o sexto maior polo de cosméticos do Brasil e está entre os maiores fabricantes do país, com empresas que produzem dezenas de marcas de renome pátrio. Durante os três dias, as empresas do setor apresentaram seus produtos a representantes da China, Bélgica, Singapura, África do Sul, Moçambique, Panamá e Chile.
O programa tem promovido rodadas de negócios entre empresas brasileiras e importadores estrangeiros pelo país desde agosto deste ano. Esta foi a sétima rodada, que teve preâmbulo solene no dia 17 de outubro, em Goiânia, em evento que contou com a participação do governador do estado, Ronaldo Caiado, do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, e outras autoridades e parlamentares. O evento contou ainda com quadro sobre exportações e investimentos, e o público pôde escoltar também histórias e trajetórias inspiradoras, compartilhadas por representantes de empresas que viraram cases de sucesso no negócio exterior.
Na ocasião da cerimônia de preâmbulo, foi realizada, ainda, assinatura de memorando de intenções de um convênio da ApexBrasil com a Instalação de Esteio à Pesquisa de Goiás (Fapeg) para a realização de um novo ciclo do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), no valor de R$ 2,5 milhões. A teoria é habilitar e treinar 150 empresas da região para que sejam exportadoras.
Rodadas de negócios
Ao longo dos três dias de agenda, os nove compradores internacionais fizeram 120 reuniões de negócios com as 31 empresas brasileiras. Danniel Pinho, CEO da Biozer da Amazônia, saiu de Manaus para negociar com os importadores em Goiânia. A empresa desenvolve mantimentos funcionais e cosméticos naturais com ativos oriundos da biodiversidade amazônica. Apoiada pela ApexBrasil há muitos anos, a Biozer também já teve passagem pelo Peiex. “Hoje já exportamos para cinco países, e estar em uma rodada de negócios que nos conecta com compradores de uma maneira muito direta e objetiva é o que a gente precisa para conseguir potencializar as exportações do Brasil para o mercado internacional”, afirma Danniel.
O último dia da agenda foi reservado para visitas técnicas às empresas Nutriex, Rennova, Cosmefar e Francefarma, que, juntas, formam um verdadeiro polo de inovação em cosméticos em Goiânia.
Setor em subida
O setor de cosméticos está em plena subida no Brasil. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) mostram que, em 2022, as exportações bateram US$ 776,5 milhões, apresentando um desenvolvimento de 10,9% em verificação ao ano anterior. As importações, por sua vez, aumentaram 7,6%, alcançando um valor de US$ 741 milhões. Foi o terceiro ano continuado de superávit para o setor, estimado em US$ 35,5 milhões – um salto de 206% em relação àquele registrado em 2021.
Entre as categorias mais exportadas, produtos para cabelos lideram com 27,7%. Em seguida, aparecem os sabonetes, com 19,1%. Produtos de higiene verbal ocupam o terceiro lugar, com 11,6% do totalidade exportado. Argentina, México e Colômbia entram em cena porquê os principais parceiros comerciais do Brasil.
Exporta Mais Brasil
Com o slogan “Rodando o país para as nossas empresas ganharem o mundo”, o Exporta Mais Brasil procura uma aproximação ativa com todas as regiões do país para potencializar suas exportações. Dessa forma, empresas brasileiras têm a oportunidade de se reunir com compradores internacionais que vêm ao país em procura de produtos e serviços ligados a setores específicos.
Até o momento, oito rodadas do programa já ocorreram no país, gerando quase R$ 120 milhões em negócios. A primeira foi na Paraíba (PB), voltada para o setor moveleiro. A segunda rodada ocorreu no Espírito Santo (ES), voltada para o setor de rochas ornamentais. A terceira foi em Rondônia (RO), dedicada aos cafés Robustas Amazônicos. Já a quarta rodada do Exporta Mais Brasil ocorreu no Paraná (PR), em Foz do Iguaçu, voltada para o setor de pesca e aquicultura.
Na quinta rodada, em Fortaleza (CE), o programa se dedicou ao artesanato brasílico. A sexta rodada foi no Rio de Janeiro (RJ), voltada para o setor cervejeiro. Posteriormente Goiânia, contemplando o setor de cosméticos, o programa está em sua oitava rodada em São Paulo, onde compradores de quatro países fazem negócios com produtores brasileiros de mel até sexta-feira (27).
Até o final do ano, Exporta Mais Brasil terá completado 13 rodadas dedicadas a 13 diferentes setores, em 13 estados brasileiros.
*Com assessoria ApexBrasil