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Evento de internacionalização do Sebrae Rio abre portas para os pequenos negócios | ASN Nacional

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Para solidar e fomentar a inserção das micro e pequenas empresas no mercado internacional, o Sebrae Rio promove o Global Experience nos dias 8 e 9 de agosto. A instituição realizará sessões de negócios, palestras e orientações de mercado. O evento será totalmente gratuito e on-line. Os interessados podem fazer a matrícula pelo link: https://sites.rj.sebrae.com.br/inscricao/global-experience-2023 .

“Uma pesquisa recente indica que 2% dos clientes dos pequenos negócios estão no exterior e 8% em outros estados. Esse estudo revela um oferecido interessante. O Rio de Janeiro ficou supra da média pátrio em relação ao atendimento aos clientes no exterior. Existe uma grande oportunidade de conquista de novos mercados pelos produtos e serviços brasileiros. É preciso calcular quais são as oportunidades para sua empresa crescer, melhorar sua competitividade, qualidade, aumentar o lucro, diminuir riscos e, assim, depreender novos clientes nos mercados doméstico e internacional”, diz Miriam Ferraz, coordenadora de Negócios Internacionais do Sebrae Rio.

No Sebrae Global Experience, o empreendedor terá aproximação a painéis sobre oportunidade para produtos brasileiros, tendências de consumo, perceptibilidade sintético, marketplace, bioeconomia, ESG, cases de jornadas de internacionalização e indicação dos requisitos de compra nos mais diferentes países.

Atualmente, 41,1% dos exportadores nacionais são micro e pequenas empresas. No totalidade, são mais de 11,4 milénio micro e pequenas empresas que comercializam para o mercado internacional. Os dados são de um levantamento realizado pelo Sebrae e pela Secretaria de Negócio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Negócio e Serviços (MDIC) no início deste ano. Juntas, essas empresas conseguiram faturar R$ 3,2 bilhões.

“A internacionalização é uma oportunidade para os pequenos negócios estarem inseridos em um envolvente de negócios competitivo que, consequentemente, contribui para melhorar seus produtos, processos e serviços e ocupar uma maior fatia de mercado, tanto pátrio quanto internacional. Hoje, vemos um incremento de empresas dos setores de voga, provisões e bebidas, acessórios, cosméticos, tecnologia (games, aplicativos, saúde) sendo inseridas no mercado extrínseco”, conclui Miriam.

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