O espaço Sebrae Tendência no São Paulo Fashion Week (SPFW 56), recebeu nesta quinta-feira (9), o Talk Empreendedorismo na Tendência, com Theo Alexandre, pai da marca autoral Thear Vestuário, e Leandro Pires, consultor de negócios da marca e do Sebrae.
Durante o bate-papo, Theo Alexandre destacou a influência das parcerias e de saber e confiar no seu resultado, passando algumas dicas para chegar ao sucesso. “Dica crucial é: comece com a terapia. Tendência é uma engrenagem gigantesca, você precisa se preparar emocionalmente. O que fez a Thear potente está muito ligado a mim”, disse o diretor criativo.
Theo seguiu compartilhando sugestões. “Quando o negócio é interno, se torna mais verdadeiro. Fiquei dois anos planejando a marca e mesmo assim é muito dissemelhante do que eu desenhei. Outra coisa muito importante é ouvir, ouça a tendência, coloque-se no lugar de ouvinte”, contou.
Já Leandro Pires, consultor de negócios da marca e do Sebrae, destacou a influência de ter um consultor para o incremento da marca. “Enquanto o Theo está criando a coleção, eu estou refletindo em estratégias para potencializar o trabalho que o meu cliente está desenvolvendo”, explicou.
Parcerias
Durante o encontro, Theo e Leandro destacaram a influência das parcerias e uma vez que ajudam a impulsionar um negócio. “Eu acredito muito nas parcerias com as instituições, por meio das pessoas que as representam. Essas relações têm o poder de transformar a nossa vida”, ressalta Leandro.
O consultor deu o exemplo de parcerias que fazem a diferença, uma vez que as ações desenvolvidas para a coleção inspirada em Cora Coralina, poetisa e contista goiana. “Convidamos a doceira Carole Crema para simbolizar o lado gulosice da Cora Coralina. E fechamos uma parceria muito bacana com os Correios em nível vernáculo, eles distribuíram selos com o slogan Todas as Coras”.
Uma vez que se tornar uma empresa de sucesso
Para o e diretor criativo da Thear Vestuário, é preciso entender o seu resultado e o seu público-alvo. “Hoje, eu faço um resultado que é muito mais escalonável. Minha experiência da indústria indica a influência de fazer peças que são escalonáveis. Ou você vira a chave ou não fica no mercado”.
Leandro destacou ainda a influência de manter a saúde financeira da empresa. “A gente precisa remunerar contas no final do processo, desde as parcerias até a produção, e até mesmo do ponto de venda”.
Já Theo ressalta ainda dois itens que acredita serem fundamentais para um empreendedor: ter um consultor e uma assessoria de prelo.
A influência das origens
Goiano de promanação, Theo traz uma regionalidade nas suas produções. “Seria mais fácil se eu estivesse cá em São Paulo, mas toda a mão de obra é de Goiânia, eu sei o quanto isso é importante. Eu tenho esse foco de levar a história do meu Goiás, trazer os parceiros, buscar conhecimento e levar para moradia. Eu tinha problema de autoestima, pensava ‘será que o que eu faço em Goiana é relevante?’”.
Para transpor de Goiânia e ser o primeiro estilista do centro-oeste na Lar dos Criadores, passaram-se anos. Mas ter “face de pau” e se mostrar são algumas das dicas que Theo dá para se realçar. “Você precisa ter persistência e resiliência. Eu demorei 21 anos para entrar na SPFW uma vez que pai”.
Preço do Sebrae nesse trajeto
Encontros uma vez que o Talk Empreendedorismo na Tendência são oportunidades para os microempreendedores conhecerem outras vivências e de fazerem conexões. “Quando você entende que é por meio de muitas mãos que as coisas acontecem, você vê uma vez que o Sebrae nos abre esses lugares, compartilhando histórias, contaminando as pessoas positivamente. Quero que a minha história reverbere e contamine as pessoas, e que elas acreditem que essa história pode sobrevir para todos”, afirma Theo Alexandre.
Para a Gestora Pátrio de Tendência no Sebrae, Kamila Merle, a participação do Sebrae no SPFW é uma oportunidade para o empreendedor por diversos fatores.
“Nós temos algumas iniciativas nesta edição do SPFW. Além dos painéis de teor, painéis com a tendência de tendência que estão nas passarelas, conectando as tendências que eles podem levar tanto para o varejo uma vez que para a indústria”, revelou. Kamila destaca ainda a apresentação de cases de sucesso. “São empreendedores que já foram pequenos negócios e que agora desfilam no SPFW. Cá, as empresas conseguem viver o que é essa tendência, qual a tendência de consumo e qual caminho seguir”.
No SPFW 56, para criar o staff, foram contratadas micro e pequenas empresas. “O SPFW oportuniza o empreendedorismo por meio dessas ações”, finaliza Kamila.
Instituto C&A e o Porvir da Tendência
Fechando a noite, o espaço recebeu ainda Gustavo Narciso, diretor executivo do Instituto C&A. O executivo falou sobre o porvir da tendência e ressaltou a influência do Sebrae estar presente em um evento uma vez que o SPFW.
“Muita gente que sonha empreender, sonha em ter uma marca de tendência, se inspirando nos estilistas que estão desfilando cá no evento. Eles irão ver o Sebrae uma vez que uma plataforma que vai poder fazer com que esse sonho se torne verdade, por meio de ferramentas, tecnologias e histórico de décadas de atuação do Sebrae”.
“No Sebrae, as pessoas podem entender os caminhos possíveis, quais são as oportunidades, com quais os atores que esses microempreendedores podem se conectar. Nas universidades, às vezes esse teor passa muito derrotado, e cá é trazido de forma mais pragmática, mais estruturada”, finaliza Gustavo.