A cidade de Itaberaí, na região medial de Goiás, sobre 90 km da capital, é um polo mercantil e industrial e, para incentivar o negócio lugar, a Associação Mercantil, Industrial e Agropecuária de Itaberaí (Aciapi) realizou a segunda edição do “Espaço do Empreendedor”, que iniciou no dia 6 e vai até esta terça-feira (15), com a presença de 48 empreendedores e negócios do município, que têm a oportunidade de propalar e comercializar seus produtos e serviços e interagir com o público da cidade e região.
O evento está inserido dentro do calendário cultural, religioso e econômico de Itaberaí, que nesta mesma data realiza a Novena e Sarau de Nossa Senhora D’Catedral, padroeira da cidade, um evento religioso promovido anualmente pelos fiéis católicos. Ao longo dos anos, em paralelo ao evento religioso, também é realizada a popular e tradicional “Sarau de Agosto”, com barraquinhas, parque de diversão e shows artísticos. Um dos problemas recorrentes apontados é que muitos das barraquinhas instaladas na sarau são informais e vindas de outras cidades, sem contribuir para o fortalecimento da economia lugar. Para mudar esse quadro, Aciapi, Sebrae e poder público se uniram e criaram o “Espaço do Empreendedor” no lugar.
Josimar Rafael, diretor Mercantil da Aciapi, explica que o espaço traz oportunidade para as empresas de Itaberaí dos mais diversos segmentos gerarem novos negócios e se relacionarem diretamente com o consumidor lugar, além de estimular o desenvolvimento econômico, cultural e turístico da cidade.
Todos os expositores receberam os espaços com fechamento lateral e frontal, iluminação, pontos de vontade, equipe de limpeza, internet e segurança em tempo integral durante os dez dias do evento, tudo graças ao base do Sebrae, que também tem um estande de orientação e divulgação dos produtos e soluções da instituição. “Subsidiamos, em parceria as empresas que tinham interesse em comprar estandes, e a intenção é sempre estribar o negócio lugar e facilitar o empresário a fazer bons negócios, fornecendo um lugar que esteja regulamentado e todo o base para que a população saiba que os preços deles são competitivos. Dessa forma, fazemos com que o numerário fique na cidade, melhorando a economia”, afirma Flávio Vilhalba gerente regional do Sebrae Goiás.
Segundo Claudio Lelis, presidente da Aciapi/CDL, a intenção é estimular a cada ano os empreendedores de Itaberaí com o Espaço do Empreendedor para que tenham oportunidade de fortalecer suas marcas e se relacionar e promover novas experiências com os atuais e potenciais clientes.
–
A prefeita Rita de Cássia acredita que incentivar, motivar e estribar é o caminho para o maior desenvolvimento da cidade. “Com o base do Sebrae e outros parceiros, o empreendedor tem um espaço para apresentar e comercializar os seus produtos, e isso reflete em geração de trabalho e renda”, afirma. Cíntia Faria, secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da cidade, diz que a gestão pública tem buscado o estreitamento dos laços com o negócio que, segundo ela, é uma das principais forças do desenvolvimento do município.