O famoso ‘boca a boca’ está mais potente do que nunca no universo do dedo. A internet potencializou o alcance dessa estratégia de marketing muito conhecida na hora de atrair a clientela. Comentários, recomendações e avaliações positivas de produtos e serviços não podem ser ignorados por quem empreende. Ao contrário, devem ser vistos uma vez que uma oportunidade para saber melhor as necessidades do cliente e se aproximar mais dele.
“Antigamente quando um cliente não se agradava de um serviço ou resultado, ela divulgava para cinco, seis amigos. Com as redes sociais, quem não está satisfeito facilmente alcança cinco, seis milénio pessoas. O impacto tem dimensões escaláveis. Daí a premência de o empreendedor estar sempre discreto”, afirma a técnico em Mercados e Transformação Do dedo do Sebrae Vernáculo, Janaína Camilo.
Segundo ela, as redes sociais oferecem diversas opções para estimular interações que podem contribuir para aprimorar os negócios e contam com ferramentas específicas para colher essas informações.
“É importante engajar o público e responder às mensagens e comentários. O empreendedor deve incentivar o feedback do cliente, fazendo perguntas diretas. Pelas redes sociais pode gerar caixas de perguntas, promover enquetes, pedir opiniões e responder aos comentários de maneira interativa. Essa dinâmica demonstra atenção e zelo com o cliente e estreita o relacionamento entre ele e sua empresa, aumentando o engajamento e fortalecendo a imagem da sua marca”, acrescenta.
Fã ou Hater?
A técnico do Sebrae atenta os donos de pequenos negócios que o feedback do cliente é uma natividade de informação preciosa, e deve ser convertida em melhoria no atendimento e na satisfação do cliente.
“O feedback do cliente permite saber a opinião do consumidor sobre a qualidade dos produtos ou serviços, o atendimento, a entrega e a experiência de compra que ele teve no seu estabelecimento. Outrossim, ajuda a identificar os pontos fortes e os pontos de melhoria do seu negócio, possibilitando a tomada de decisões mais assertivas e a fidelização da clientela. Essa abordagem proativa, permite que os empreendimentos se destaquem e se mantenham relevantes no mercado”, considera Janaína.
“Good vibes” nas redes
Para concordar os donos de pequenos negócios e estimular os comentários e avaliações positivas das empresas, o Sebrae lançou a campanha “Ser Positivo Transforma”. A teoria é espalhar uma manante do muito pelo Facebook, Instagram e Tik Tok, a partir do compartilhamento de mensagens positivas recebidas pelos empreendedores e estimular o engajamento dos seguidores do Sebrae em prol da geração de negócios, base ao próximo e positividade.
Com a campanha, o Sebrae quer mostrar uma vez que likes, curtidas e boas avaliações podem contribuir para o sucesso dos negócios, atraindo novos clientes, construindo crédito, impulsionando vendas e fortalecendo a economia.
“Queremos furar a bolha de negatividade que, infelizmente, se espalhou pela internet. Sabemos que as redes sociais têm um potencial incrível para gerar conexões genuínas entre as pessoas. Vamos estimular os que sonham empreender, mostrar a força do empreendedorismo e substanciar nosso base aos donos de pequenos negócios”, afirma gerente de Informação do Sebrae Vernáculo, Gleber Naime.