[ad_1]
O sucesso do Programa Empretec chegou agora aos advogados alagoanos, que começaram, nessa segunda-feira (10), a participar do Empretec Jurídico, uma iniciativa inédita do Sebrae e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Alagoas. A teoria é que esses profissionais apliquem nos seus escritórios as estratégias aprendidas no programa, conforme a dinâmica própria do negócio.
Vítor Pereira, crítico de Soluções e Inovação do Sebrae em Alagoas, explica que muitos profissionais liberais estão entendendo a prestígio de trabalhar o empreendedorismo e desenvolver mais a questão comportamental para que consigam trenar melhor a própria profissão.
“Até porque os escritórios desses profissionais são empresas, são CNPJs, logo é importante que eles entendam a prestígio de gerir uma vez que um negócio. E faz todo o sentido que o Empretec seja ofertado a esse público, por ser um curso premium do Sebrae. Queremos que essas parcerias estratégicas aconteçam com outras entidades também posteriormente”, explica.
A OAB Alagoas procurou o Sebrae por meio da Percentagem de Inovação e Empreendedorismo da entidade, a término de que fosse ofertado o Empretec para o público-alvo da Ordem. Em seguida negociação entre as duas entidades, ficou desempenado que a primeira turma seria exclusiva para esses profissionais liberais, os advogados alagoanos.
“A turma foi formada com 23 advogados e existe uma perspectiva de formar novos grupos ainda levante ano. Segundo a própria OAB, a expectativa é que possam suceder duas turmas anuais para esse público. E a intenção da parceria é que os advogados entendam as características empreendedoras na sua atividade, apliquem e internalizem as características de comportamentos empreendedores e, assim, possam desenvolver melhor sua atividade profissional”, destaca.
Vagner Paes, presidente da OAB Alagoas, destaca a prestígio do curso para a advocacia sítio. “Sem incerteza, é uma oportunidade única para os advogados e advogadas do estado. Pela primeira vez na nossa história, estamos proporcionando uma mergulho completa no empreendedorismo na extensão jurídica, que levará ensinamentos e novas experiências aos participantes. Nós continuaremos buscando sempre novas oportunidades para a advocacia alagoana”, avalia.
Robson Costa, legista e coordenador do Núcleo de Gestão da OAB/AL, já participou do curso e atribui à experiência os ensinamentos que adquiriu para ministrar consultorias e mentorias em gestão para advogados.
“O Empretec foi um divisor de águas na minha curso. Participei do curso em 2015 e, a partir dele, transformei a minha mentalidade empreendedora e de gestão. O teor, a metodologia aplicada, a dinâmica e as atividades práticas nos fazem olhar para os nossos negócios com uma perspectiva de gestão e foco nos resultados, um pouco que não aprendemos nas faculdades de Recta. Todo aprendizagem pode ser contextualizado para a advocacia. O Empretec me deu subsídios para um processo de transição de curso”, explica.
Novas frentes
A realização do Empretec Jurídico é mais uma adaptação da versão clássica do programa, que tem por objetivo estimular e fortalecer as características empreendedoras do participante, uma vez que a iniciativa, a persistência, a capacidade de passar riscos calculados, a visão de oportunidades e a habilidade de planejar e monitorar resultados.
O Sebrae em Alagoas também realiza o Empretec Startup, voltado para os empreendedores da extensão de inovação, e o Empretec Rústico, com foco nos produtores rurais e demais atores da masmorra produtiva do agronegócio no estado.
“O objetivo dessas demais versões é não ter só as turmas regulares que acontecem a cada bimestre em Maceió e em todas as regionais. A gente também procura inovar fazendo o Empretec para o turismo, Empretec agora para os advogados. Além dos produtos do Empretec que já têm a diversificação da família, que é o Empretec Startup e o Rústico, que em Alagoas já realizaram quatro edições em 2022, com previsão de suceder também no segundo semestre deste ano”, detalha Vítor Pereira.
Esta semana, em Olho d’Chuva das Flores, está sendo realizado o Empretec tradicional no município, capacitando 11 secretários municipais e adjuntos na metodologia, promovendo o empreendedorismo e a inovação na gestão pública.
[ad_2]