As festas juninas são eventos tradicionais que envolvem muita alegria, comemoração, uma culinária típica de dar chuva na boca e, é evidente, ótimas oportunidades para empreender e remoinhar a economia sítio.
Por isso, o Sebrae sempre procura formas de concordar os pequenos negócios, estimulando-os e preparando-os para desenvolverem produtos e serviços diferenciados e mais lucrativos nesse período.
Em meio a essa atmosfera festiva, empreendedores incentivados pelo Sebrae porquê o jovem Raul Oliveira, de 29 anos, morador da cidade de Guimarães, na Baixada Maranhense, estão percebendo que as festas são mais do que palco para as tradições culturais do estado e oferecem grandes oportunidades de negócios. Proprietário da Raul Lanches, ele aposta na sarau porquê um cartão de visitas, criando alternativas para o incremento do negócio e a conquista de novos clientes.
“O papel do Sebrae é justamente esse, concordar o pequeno empreendedor, incentivá-lo a se formalizar, capacitá-lo e ajudá-lo no gerenciamento do e desenvolvimento do negócio. Raul é um grande exemplo de jovem empreendedor preocupado em buscar conhecimentos e melhorias, participando sempre das ações do Sebrae e da Sala do Empreendedor do município”, explica Nayara Moreira, comentador da Unidade de Negócios do Sebrae em Pinho.
Empreendedorismo que vem de causa
De família com tradição empreendedora, Raul é um empreendedor nato e sempre teve o libido de terebrar um negócio próprio. Em 2020, ele decidiu investir no setor de alimento e, com o base do Sebrae, por meio da Sala do Empreendedor, abriu a Raul Lanches, estabelecimento voltado para a venda de lanches rápidos. Desde portanto, ele se dedica a oferecer um serviço de qualidade aos clientes, apostando na capacitação porquê diferencial.
“Fui estimulado pelo Sebrae, por meio da Sala do Empreendedor, a terebrar minha empresa. Se hoje sou Microempreendedor Individual (MEI) foi graças a esse incentivo. Fiz vários cursos, entre os quais o de precificação, controle de estoque, montagem de cardápio, design e ambientação do empreendimento”, enumera Raul.
O jovem enxergou a demanda por comidas típicas e os tradicionais lanches rápidos porquê uma oportunidade para o incremento e diversificação da empresa. Pensando assim, ele decidiu oferecer um cardápio diversificado e de subida qualidade durante as festividades juninas, montando uma barraca no Arraial da cidade.
“Durante o período junino, eu monto minha barraca no arraial da cidade, que se labareda Barraca Raul Lanches, onde eu vendo uma variedade grande de lanches, bebidas, doces e comidas típicas, alterando o cardápio tradicional da lanchonete”, afirma o empresário.
As iniciativas empreendedoras de Raul durante as festas juninas têm um impacto significativo na empresa e para a economia sítio, a partir da geração de empregos temporários e renda extra.
“As vendas aumentam bastante durante esse período, uma era bastante esperada, quando o fluxo de pessoas e de turistas é muito maior na cidade, o que faz com o efeito das vendas se multiplique, dando um up no faturamento da empresa. Empreender nas festas juninas é um tanto muito satisfatório, uma estratégia importante para a minha empresa, que completará três anos de existência no dia 29 de julho. Com muita força de vontade e fé, vou passar detrás do sucesso, buscando melhorar sempre”, pontua o empresário.