A Embratur (Escritório Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) deixou de fora uma tradicional empresa brasileira do estande da filial montado na Top Resa, feira realizada em Paris e dedicada ao mercado turístico.
O critério de exclusão utilizado foi a carência de práticas sustentáveis por secção da operadora de viagens. Uma vez que não havia vagas suficientes para todos os inscritos, ela pontuou menos e não foi incluída na programação.
A empresa deixada de fora é a Havas Creative Tours, que recepciona estrangeiros no Brasil desde 1989. Seu possuidor, Francisco Havas, chegou a se queixar da exclusão durante um workshop realizado pela Embratur no Rio de Janeiro, na semana passada. Segundo pessoas que testemunharam o diálogo, o empresário afirmou ser a pessoa que mais traz franceses para o país.
Em resposta, ouviu do gerente de Feiras e Mercados Internacionais da Embratur, Bruno Reis, que a Havas Creative Tours não pontuou em nenhum dos critérios de sustentabilidade presentes no edital de seleção.
Em nota enviada à pilastra posteriormente a publicação deste texto, a Embratur afirma que a operadora será contemplada em um próximo evento, que será sediado na Inglaterra —e contará com um estande maior.
“A Havas Creative Tours é parceira da Embratur na promoção internacional do turismo brasílio, com larga experiência e histórico de serviço muito prestado uma vez que operadora de turismo receptivo. A empresa estará no estande da Embratur na feira WTM Londres, em novembro”, diz.
O estande brasílio em Paris marca o retorno do Brasil à Top Resa —no governo de anterior, que entrou em atrito com o presidente gálico, Emmanuel Macron, o país deixou de comparecer.
Entre as empresas operadoras de turismo e destinos turísticos que participam do evento iniciado nesta terça-feira (3) estão a Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), voltada ao mercado de luxo, e a Malocas Jungle Lodge, baseada na Amazônia. Representantes das cidades de Foz do Iguaçu e Salvador também foram convidados.
PLANALTO CENTRAL
A jornalista Diana Fernandes recebeu convidados para o lançamento do livro póstumo “O Que Vi dos Presidentes: Fatos e Versões”, da jornalista Cristiana Lôbo. Fernandes é coautora da obra. Murilo Lôbo, viúvo de Cristiana, participou do evento. O diretor editorial da Planeta, Felipe Brandão, também prestigiou o lançamento.
com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul aquém.