Início Negócios Em Angola, presidentes Lula e João Lourenço testemunham acordo do Sebrae com...

Em Angola, presidentes Lula e João Lourenço testemunham acordo do Sebrae com o INAPEM | ASN Nacional

21
0


O Sebrae e o INAPEM, instituição congênere da Angola, formalizaram, nesta sexta-feira (25), consonância para implementar ações de suporte ao empreendedorismo e em prol da inclusão dos pequenos negócios. A assinatura aconteceu no Palácio do Governo de Angola e teve a presença dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e João Lourenço, que firmaram diversos acordos entre os dois países. A agenda reforça o olhar do governo federalista para o empreendedorismo porquê vetor de desenvolvimento econômico e social.

O director de estado do país africano apontou a reaproximação com o Brasil porquê ponto de viradela: “Estamos comprometidos em transformar nossos potenciais em efetiva riqueza, reduzindo a lazeira, a miséria e o analfabetismo. O Brasil entrará para a romper esse ciclo de subdesenvolvimento”.

Os desafios do propagação e da inclusão social deram o tom da fala do presidente Lula. Além das parcerias voltadas à cultivação, saúde e infraestrutura, ele lamentou o distanciamento entre os dois países nos últimos anos.

A visitante à Angola é o retorno do Brasil à África. Lamentavelmente, os governos anteriores abandonaram as relações com os países africanos. Vamos mudar isso. Iremos atingir um novo patamar de relação estratégica. A revolução agrícola que Angola precisa fazer vai ter a cooperação do Brasil, por exemplo.

A parceria com o INAPEM foi celebrada pelo presidente do Sebrae, Décio Lima. Segundo ele, as duas instituições compartilham uma taxa consolidada, mas que permanece estratégica, ao prometer que os pequenos negócios continuem tracionando o PIB e promovendo a inclusão social nas respectivas nações.

Temos a grande responsabilidade de lutar por políticas públicas à profundeza desse duelo. O empreendedorismo representa uma opção legítima para integrar milhões de pessoas em situação de pobreza. O caminho é esse: promover a geração de ocupação, renda e paridade de oportunidades.

Ao definir os pequenos negócios porquê protagonistas do desenvolvimento sustentável, Lima defendeu o aprimoramento de políticas públicas para a melhoria do envolvente de negócios, a formalização e instrução empreendedora para o desenvolvimento institucional. “No espírito da melhor cooperação Sul-Sul, tenho a fé de que o consonância nos trará grandes resultados no porvir próximo. Nossos empreendedores farão a sua secção, buscando oportunidades de negócios e promovendo o transacção bilateral”, completou Lima.

Na prática

No quadro do protocolo assinado, ainda nascente ano, 15 técnicos do INAPEM serão enviados ao Brasil para serem capacitados em matérias diversas que poderão contribuir no processo de transformação em curso na instituição angolana. Fruto do mesmo consonância, o Sebrae enviará especialistas das diversas áreas para trabalharem com o INAPEM no contextura dos desafios já identificados pela secção angolana.

Segundo o presidente do INAPEM, João Nkosi, nascente memorando vai impulsionar a transformação vigente.
“Assinamos nascente memorando com o objetivo de intensificar o processo de reforma em curso no INAPEM face aos desafios associados ao fomento do empreendedorismo, cooperativismo, startups e nas micro, pequenas e médias empresas”, declarou.

Artigo anteriorQuem são os donos da 123milhas – 24/08/2023 – Mercado
Próximo artigoExpofruit completa três décadas de fortalecimento da fruticultura potiguar | ASN Nacional

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui