O incidente traumático de um sequestro relâmpago foi o ponto de viradela para que o logo professor de ensino física Eduardo Lustosa abrisse seu primeiro negócio. Uma vez que o valor do sege não era suficiente para seu projecto, aos 26 anos, pediu ajuda aos pais para intermediar um empréstimo. O apartamento da família entrou porquê garantia daquela que viria a se tornar uma das quatro empresas desse brasiliense, que teve sua jornada transformada pela sua visão e ousadia nos negócios com base técnico do Sebrae.
Em 2011, Lustosa inaugurou a Uniclass Fitness, com a proposta de ser uma ateneu de bairro, com menos de 300 alunos. As práticas de gestão renderam o reconhecimento, por três vezes, na categoria regional do Prêmio MPE Brasil. Depois de transmigrar para a rede Academias Ultra, o negócio atende 2.500 alunos com 20 modalidades de atividades físicas, que vão da musculação à natação, crossfit, pilates e artes marciais. O faturamento aumentou e há planos para a brecha de uma novidade unidade em Brasília. A meta até 2024 é beneficiar, diretamente, 100 colaboradores.
Essa viria a ser exclusivamente a primeira das muitas investidas de Eduardo, que hoje emprega, diretamente, mais de 60 famílias em suas empresas. Aos 38 anos, Eduardo é também é proprietário da Uniclass Estética, clínica de procedimentos estéticos, biomédicos, nutricionais e fitoterápicos. Já na empresa Universo Kids, o foco é o contraturno escolar e atividades infantis, enquanto a Soluções Empresariais (B2B) procura reduzir custos por meio da perceptibilidade sintético. O empresário atribui seu sucesso à procura estável por melhorias e novos serviços para fidelizar e atrair clientes.
Copo meio pleno
“Sou desportista desde os 12 anos e meu pensamento sempre foi buscar a vitória, me desafiar e estar comprometido com o propósito”, afirma com crença. E foi essa a postura de Eduardo no momento mais reptante, durante a pandemia, quando as academias foram profundamente afetadas. Enquanto os concorrentes cortavam colaboradores, ele decidiu não dispensar ninguém: “Essa escolha teve um impacto significativo nas nossas finanças e exigiu uma série de renegociações, do aluguel a acordos com fornecedores e clientes”.
Para Eduardo, o sigilo de empreender é sempre se reinventar para a próxima guerra. Essa mentalidade dextro o levou a tomar medidas corajosas, porquê transformar o repositório da ateneu em uma clínica de estética. A teoria surgiu no auge da incerteza sobre a reabertura das academias, mas ele arriscou e vendeu esteiras subutilizadas para fazer o teste. A demanda cresceu rapidamente, demandando a obtenção de equipamentos e a melhoria dos processos.
Lustosa enxerga oportunidades onde outros veriam exclusivamente desafios. Ele transformou a ociosidade das salas de ginástica e de lutas da ateneu em serviços de contraturno escolar. Para complementar, adicionou as modalidades infantis de judô, jiu-jitsu, dança e ballet. A capacidade de reimaginar espaços e serviços foi fundamental para Eduardo regenerar seus negócios. “Procuro sempre ver o copo meio pleno. A visão estratégica pode transformar desafios em possibilidades recompensadoras”, crava o empresário.
A parceria com o Sebrae e suas conquistas
O Sebrae desempenhou um papel transformador para Eduardo, porquê ele ressalta. “O Sebrae mudou a minha vida. Deu a oportunidade para um menino de escola pública empreender, vencer prêmios e hoje atuar em diversos segmentos.” Desde sua transição de professor para empresário, Eduardo participa ativamente de formações e eventos oferecidos pela instituição em áreas que vão da gestão financeira ao marketing.
O Sebrae não exclusivamente possibilitou o propagação e reconhecimento de Eduardo, porquê o motivou a retribuir os aprendizados à comunidade ao incentivar o empreendedorismo lugar, palestrando e sendo mentor de outros empresários. “Costumo falar que rachador anda com rachador, lutador anda com lutador e empresário anda com empresário. Aprender com a expertise de outras pessoas é muito interessante”, diz.
Em procura de um horizonte promissor
Os próximos cinco anos são de metas ambiciosas para Eduardo, incluindo a expansão de unidades da ateneu em Brasília e outras regiões, e saber todo o Brasil com as soluções empresariais do projeto business to business. “À medida que a empresa cresce, as metas crescem. Quero deixar um legado de oportunidades e transformação”, destaca. Para isso, procura segmentos que geram recorrência, graduação ou um ticket cumeeira para aportar quantia sem exigir tanto esforço. “Meu olhar está voltado para produtos e serviços que entregam esses pilares”, revela o brasiliense.