Início Negócios Direitos iguais para mulheres que empreendem ganham força na pauta do Judiciário...

Direitos iguais para mulheres que empreendem ganham força na pauta do Judiciário | ASN Nacional

43
0


Os desafios enfrentados por mulheres que chefiam suas famílias e empreendem foi o tema abordado pela diretora de Governo e Finanças do Sebrae Vernáculo, Margarete Coelho, no tela Honra Existencial Feminina, da primeira edição do Congresso Conamp Mulher, da Associação Vernáculo dos Membros do Ministério Público (Conamp). O evento ocorre no Ministério Público do Província Federalista e Territórios (MPDFT) nesta quarta (14) e quinta-feira (15).

A diretora destacou que o Brasil já percorreu um longo caminho com o efetivo cumprimento da Lei Universal da Micro e Pequena Empresa (Lei 123/2006) e a parceria dos Ministérios Públicos. No entanto, há avanços que precisam ser conquistados.


“No Brasil, 53% dos empreendedores são mulheres e somos o terceiro país do mundo com mais empreendedoras. Muitas das vezes, são mulheres que foram excluídas do mercado de trabalho ou não tiveram flexibilidade para cuidar de suas casas e filhos. Se elas tivessem condições de investir ainda mais, seríamos uma potência. Essas mulheres estão empreendendo por urgência”, avaliou Margarete Coelho.

Diretora do Sebrae participa de evento Congresso Conamp Mulher, com foco na justiça de gênero. Crédito: Larissa Roble.

De concordância com a diretora, dados do Sebrae mostram que as empreendedoras têm escolaridade 16% maior do que a dos homens, mas com rendimento 16% menor, pois dedicam menos tempo às suas empresas. Outrossim, ela alertou sobre as barreiras que elas enfrentam no chegada a crédito.

“O Sebrae entra com a Universidade Corporativa, preparando essa mulher para negociar e enfrentar os desafios. Mas essa jornada é muito longa. Por isso, o Ministério Público precisa ser uma ponta de lança para essas mulheres, para se sentirem muito onde escolherem estar, principalmente no mundo dos negócios”, apontou.

Saiba mais

O evento Conamp Mulher, de natureza cultural, científica e social, tem o objetivo de estabelecer um diálogo entre membros do Ministério Público brasílico e representantes de diversos setores, visando ainda contribuir para ações institucionais e permitir maior integração entre o Ministério Público na temática da política de gênero. No período da manhã, a coordenadora vernáculo do Sebrae Delas, Renata Malheiros, participou da lhaneza do evento.

Artigo anteriorJojo Todynho desabafa após polêmica com ex do namorado – 14/06/2023 – Celebridades
Próximo artigoStênio Garcia: mulher defende ator e discute ao vivo na TV – 14/06/2023 – Celebridades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui