Mudar o visual costuma ser uma natividade de renovação, principalmente quando se trata de mudança na cor dos fios. Para quem não quer tingir todo o cabelo, é verosímil fazer luzes: um processo de coloração de alguns fios, mas com o fundo na sua forma original, na maioria das vezes.
Para que a coloração seja feita de forma segura, é necessário que os cabelos estejam hidratados para evitar o ressecamento. “Os fios não podem se repartir ao pentear e não podem estar sem flexibilidade. Esse resultado é sinal de que a ligamento capilar já está fraca, pois perdeu a umidade”, explica Rodrigo Cintra, hair stylist.
Cuidados redobrados em seguida a coloração
Ao fazer luzes, os cuidados com os cabelos devem ser redobrados. O profissional aconselha usar filtro solar capilar e fazer hidratações no salão e em morada. Uma boa dica é usar máscaras de tratamento específicas para cabelos com luzes. Elas ajudam a manter a cor, deixando os fios brilhantes.
Evite o efeito borracha
Às vezes, nos primeiros dias em seguida a coloração, o cabelo fica com um efeito borracha e ressecado. Isso ocorre devido à perda de queratina, proteína e pigmentos. “Mas existe um sistema com um resultado que protege os fios durante o processo de coloração e clareamento, tratando-os e recuperando-os de dentro para fora, em todas as suas camadas”, esclarece Rodrigo Cintra. Para prevenir o famoso ‘efeito borracha’, use produtos específicos para cabelos com luzes.
Porquê fixar a cor dos cabelos?
Use xampu ou condicionador matizantes uma ou duas vezes por semana, a termo de retirar o amarelado dos fios. “Não abuse do resultado, pois ele pode modificar a cor dos cabelos”, orienta Rodrigo. “Outra dica é investir em protetor solar para minimizar os efeitos do sol, que desbota a cor”, completa.