O Dia dos Pais está chegando. Tanto os filhos que pretendem presentar, quantos os donos de pequenos negócios que planejam aproveitar a data para aumentar as vendas devem estar preparados e não deixar os preparativos para a última hora. Entre os setores que mais se destacam no mercado, nessa data festiva, os de cosméticos, panificação e cervejas artesanais estão com a expectativa de aumentar o faturamento com os presentes programados para ser entregues no segundo domingo de agosto.
Desde a pandemia, o segmento de cervejarias tem apresentado um prolongamento consistente de aproximadamente 10% ao ano. Só em 2022, foram 166 novas empresas no mercado, regularizadas pelo Ministério da Lavradio, Pecuária e Aprovisionamento (MAPA), totalizando mais de 1,7 milénio cervejarias. A estimativa é de que, somadas aquelas em processo de certificação, existam mais de 3 milénio pequenos negócios do setor no Brasil.
“Há uma inclinação para bares e restaurantes comercializarem estes produtos para esta data. Aliás, qual é o pai que não gosta de receber um presente desses, um kit com a cerveja e o que combina com ela? Além de deleitar, o dispêndio para quem presenteia pode transpor por um preço muito razoável”, comenta o exegeta de Competitividade do Sebrae, Vicente Scalia.
Vicente também labareda a atenção para o mercado que as padarias passaram a ocupar nos últimos tempos, que vai muito além do simples pão. “Há uma variedade de serviços. Tem o almoço completo, para ninguém precisar ir para a cozinha ou enfrentar a fileira nos restaurantes, tem pizzas. Há espaço também para aqueles que buscam alimento saudável”, comentou.
Formosura
Um dos setores que também está em subida para o público masculino é o de formosura, dos cuidados com a figura. “A gente já tem um número significativo de pais consumindo, frequentando as lojas à procura de um perfume, de qualquer resultado para a barba. Não há mais essa resistência de que nascente mercado não é para os homens”, ressalta o exegeta do Sebrae. Vicente lembra, entretanto, que mesmo com as novidades, muitos filhos não querem aventurar e acabam optando pelo caminho “tradicional”: um sapato, uma gravata, uma blusa ou até uma cesta de moca da manhã. “O importante é estar com a família nesta data privativo”, completa.
Dicas
O exegeta do Sebrae enumera algumas dicas fundamentais para os pequenos negócios para não perder vendas neste momento. A primeira é estar alerta ao estoque. “É preciso estar discreto com o estoque para poder fazer uma promoção, uma campanha e ter produtos de retaguarda e preparar o seu estabelecimento”, explica. Aliás, o gestor ressalta a influência da propaganda, seja pelas redes sociais, pelo WhatsApp ou até pelo sege de som (nas pequenas cidades) para tentar atrair os clientes.
“Um pilar que é importante para o pequeno negócio, é a gestão, entender sobre fluxo de caixa, se você está desempenado com seus fornecedores. Para isso, os empreendedores têm o diversos cursos on-line disponibilizados pelo Sebrae e que vão ajudar a entender cada passo que é necessário ser oferecido”, orienta Vicente.
Negócios para atender a todo tipo de pai
O Sebrae criou uma página em seu portal que reúne uma série de dicas voltadas para diferentes tipos de pai (Descolado, Nerd, Tradicional e Aventureiro). Mas algumas orientações valem para todo tipo de negócio e podem se aplicadas por empreendedores de qualquer segmento de atividade e perfil. Confira!
Treine a sua equipe
Nessas datas, o volume de clientes costuma ser maior, portanto preparar os colaboradores deve ser uma prioridade. Lembre-se de que um bom atendimento é necessário não só para a satisfação dos clientes, mas também para a fidelização desse público. Características porquê prontidão, empatia e atenção devem ser reforçadas.
Notícia visual: faça sua loja ser notada
Investir em uma boa campanha pode ajudar na hora de invocar a atenção dos clientes. Usar redes sociais porquê o Instagram ou o Facebook para publicar ofertas e promoções especiais para o dia garante que o público saiba que vai encontrar o serviço que procura. Imagens que representam a família, além de publicar os serviços e produtos, podem produzir um sentimento de afinidade e erigir laços com os clientes.
Considere o protótipo on-line para atingir mais clientes
Há uma tendência cada vez maior dos consumidores de comprarem a maior segmento de seus presentes pela internet, utilizando canais diversos. Seja pela expansão da cobertura de internet, seja pelo número cada vez maior de usuários de smartphones, o vestuário é que consumir produtos sem transpor de lar tem se mostrado uma atividade bastante popular nos dias de hoje.
Nesse sentido, investir no e-commerce pode ser uma boa teoria para quem quer atingir um público ainda maior. Aproveite que a internet é estratégica para a venda de qualquer resultado e confira o passo a passo para empreender on-line de maneira eficiente e lucrativa.
Fidelização – a conquista de clientes
Exclusividade e vantagens são bons atrativos para quem quer fidelizar clientes. Por isso, elabore promoções e campanhas voltadas a quem é cliente VIP, por exemplo. Fidelize também quem já é seu consumidor. Envie e-mails com conteúdos relevantes para seus clientes e demonstre porquê eles são importantes. Aliás, comunique o recebimento de produtos recém-lançados para aumentar as chances de retorno do público.
Confira outras dicas do Sebrae aqui.
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