“O Sebrae é a porta da esperança para a realização de um dos principais sonhos brasileiros, que é empreender.”
–
Foi com essa frase que o presidente vernáculo do Sebrae, Décio Lima, iniciou a visitante a Goiânia (GO) na manhã desta segunda-feira (17), dentro das atividades do “Sebrae pelo Brasil”, uma série de viagens para saber de perto a produção e o trabalho desenvolvido por cada ente da Federação. Ele participou de uma sessão próprio na Câmara Municipal da capital goiana para festejar os 51 anos da instituição.
“Viemos dialogar com o setor produtivo e com a sociedade para gerar novas parcerias que possam beneficiar ainda mais todos aqueles micro e pequenos empreendedores que trabalham na geração de renda e de tarefa e que isso inspire outras pessoas a fazerem remoinhar essa roda que faz crescer e fortalecer o estado”, enfatizou Lima.
Ele aproveitou o momento para substanciar a grandiosidade das MPEs, que significam 99% dos CNPJs brasileiros, que responderam, no último trimestre, por 54% dos empregos formais no Brasil e 76% em Goiás. O presidente vernáculo também parabenizou o empreendedorismo feminino goiano, que representa 68% de mulheres avante de MPEs/MEIs, que, segundo ele, protagonizam um “processo de esperança para todos”.
Em seu oração, ele frisou que se orgulha pelo indumento de que a instituição é a sexta marca mais lembrada dos brasileiros, a única que não possui um resultado específico. “Não produzimos sozinhos, mas, sim, em parceria. Juntamente com vários segmentos econômicos do país apoiamos os pequenos negócios, seja na indústria, no negócio, no serviço, com conhecimento em gestão, viabilidade, longevidade, crédito, desde a estruturação de uma micro e pequena empresa até a escalabilidade. E o nosso atendimento, esteio e guarida têm oferecido patente, realizando os sonhos e trazendo melhoria de vida para aqueles que querem viver com distinção”, afirmou.
Antes de receber o diploma de Honra ao Préstimo pelo trabalho realizado ao longo de mais de cinco décadas da instituição no fortalecimento do empreendedorismo e esteio aos pequenos negócios, o presidente do Sebrae fez questão de ressaltar que essa homenagem é para o povo brasiliano, “que não desiste”. “São pessoas gigantes que protagonizam uma história de desafios e marcam a economia e o desenvolvimento do país por meio dos pequenos negócios”, afirmou. A razão maior do trabalho do Sebrae, ele continuou, é dar oportunidade às pessoas que querem empreender, homenageá-los e estreitar as parcerias com Goiás, que tem amplificado a roda da economia tanto no nível estadual quanto vernáculo.
–
–
Período positivo
Décio Lima aproveitou para sobresair o período propício para os negócios. Ele frisou que o país passa por um momento de desenvolvimento do PIB nos últimos três meses, de acúmulo de novos postos de tarefa e de superávit da balança mercantil, em um processo de sinergia, com uma política de resgate da credibilidade internacional, de um paradigma saudável na sustentabilidade e previsão de 15% de estoque de produção agrícola até termo do ano. “É o momento de oportunidades para quem quer empreender com uma economia plural, e o Sebrae vai estribar aqueles que querem redigir uma história de sucesso no empreendedorismo”, afirmou.
A homenagem ao presidente vernáculo do Sebrae na Câmara foi proposta pela presidente estadual do PT e vereadora Kátia Maria. Para ela, o Sebrae tem um papel fundamental no desenvolvimento, fortalecimento e impulsionamento das micro e pequenas empresas. “Na nossa concepção empreender não é só uma questão de vocação porquê antigamente. Empreender atualmente é uma premência e uma forma de organização da cárcere produtiva, e o Sebrae é a instituição que mostra todos os caminhos para quem quer empreender com segurança. E temos milhares de pessoas que querem buscar no empreendedorismo uma chance de participar positivamente na formalidade”, explica.
–
–
Para o diretor de Governo e Finanças do Sebrae Goiás, João Carlos Gouveia, que esteve no plenário durante a solenidade, Décio Lima representa a instituição em uma homenagem merecedora por realizar durante tantos anos o sonho de milhões de pessoas, que é trilhar o caminho do empreendedorismo. O membro do Recomendação Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Goiás e vice-reitor da Universidade Federalista de Goiás (UFG), Jesiel Roble, disse que esta homenagem marca Goiás porquê um estado empreendedor, um reconhecimento do trabalho e de programas e projetos que são desenvolvidos cá e que têm oferecido muito patente e servido de exemplo para outros estados. Dezenas de empreendedores também foram homenageados pela sua atuação em prol da geração de renda e de oportunidades e pela procura por inovações.
Estiveram presentes na solenidade representantes de várias entidades e instituições para prestigiar o presidente do Sebrae Pátrio, porquê UFG, CDE, Junta Mercantil, Secovi, Sindergás, CRC, Fecomércio e Sindpitdog, além de vereadores e presidentes de associações.
Programação em Goiânia
No período da tarde, Décio Lima se encontrará com o presidente do CDE do Sebrae Goiás, José Mário Schreiner, e com os diretores executivos Antônio Carlos de Souza Lima Neto (superintendente), Marcelo Lessa Medeiros Bezerra (técnico) e João Carlos Gouveia (Governo e Finanças). Eles vão apresentar as ações de fortalecimento do empreendedorismo e as iniciativas para perceber 2 milhões de atendimentos no quadriênio 2023/2026.
Em Goiás o Sebrae está presente em oito regionais: Mediano, Metropolitana, Sudoeste, Setentrião, Meio-Leste, Entorno do Província Federalista/Nordeste, Sul e Oeste. Com projeto de expansão no atendimento, a instituição já possui 98 Salas do Empreendedor e outros 12 Pontos de Atendimentos com Parceiros (PAP) espalhados pelo estado.
–
Sobre Décio Lima
Ex-prefeito de Blumenau (SC), por dois mandatos, e com três mandatos de deputado federalista, Décio Lima é originário de Itajaí (SC) e formado em Ciências Sociais e Recta e tem porquê marca da sua gestão a implantação de programas de inclusão social e modernização urbana. Também ocupou o missão de superintendente do Porto de Itajaí, um dos mais importantes complexos portuários do Brasil, sendo responsável pela captação do maior volume de investimentos em toda sua centenária história.
O “Sebrae Pelo Brasil” já passou por Rio de Janeiro, Paraíba, Rio Grande do Setentrião, Maranhão, Bahia e Ceará, sempre com o propósito de sobresair as principais riquezas regionais e furar novas oportunidades locais por meio do empreendedorismo.
–